30/10/19 |   Research, Development and Innovation

Embrapa Amazônia Ocidental recebe estudantes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: Síglia Souza

Síglia Souza - Estudantes foram recebidos na Biblioteca da Embrapa

Estudantes foram recebidos na Biblioteca da Embrapa

A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus, AM) deu início nesta terça-feira (29/10) às atividades da 16.ª  Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) abrindo suas portas para receber  jovens estudantes interessados em conhecer as pesquisas e serviços da instituição. A programação faz parte do Embrapa & Escola, programa que tem por objetivo despertar a consciência da ciência, tecnologia e agricultura para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

As visitas na Embrapa ocorrem no período de 29 a 31/10 e contam com a participação de alunos e professores das escolas de ensino fundamental  Carlos Santos (Manaus), EETI - Maria Izabel (Iranduba) e Escola Municipal Professor Carlos Farias Ouro de Carvalho (Manaus).

Com uma colorida e bem produzida decoração na Biblioteca Juramir Ferreira, a Unidade recebeu nesta terça-feira (29/10) estudantes, professores e assistentes da escola Carlos Santos para uma manhã lúdica cheia de informações e brincadeiras. Nesse dia também foi comemorado o Dia da Biblioteca e Dia Nacional do Livro.

Para a realização da atividade houve a colaboração de pesquisadores, técnicos, analistas, assistentes, bolsistas e terceirizados em um evento especial contendo palestras expositivas de produtos, contação de estórias, distribuição de brindes e lanches.

A chefe-geral interina da Embrapa Amazônia Ocidental, pesquisadora Cheila Boijink, deu as boas vindas e recomendou a leitura de pelo menos um livro por mês aos estudantes. “Os livros desenvolvem a criatividade, nos ajudam a escrever melhor e com maior facilidade”, comentou. Falou ainda da importância do livro como repositório do conhecimento gerado pela pesquisa. “Tudo o que fazemos aqui, na Embrapa; todos os resultados de pesquisa, ficam registrados em livros”.

Na sequência, a relações públicas Sumara Ennes, contou a estória do livro “Yvyra Poty e as árvores da floresta”, com apresentação da técnica Karina Bichara vestida da personagem. 

Na exposição de trabalhos de pesquisa, o técnico Enéas Fonseca falou sobre a importância da análise de solo e demonstrou um frasco contendo perfil de solo de terra preta, solos de várzea e de terra firme. Disse que basicamente o solo é formado por areia, silte e argila. E claro, as crianças perguntaram o que era silte. “É uma areinha bem fina”, resumiu Enéas sobre o fragmento de rocha ou mineral menor do que argila.

O pesquisador Francisco Célio falou sobre a importância das sementes para a alimentação, doou algumas amostras e respondeu a diversas perguntas. Já a analista Flávia Batista expôs sobre a importância agrícola dos insetos da Amazônia. Explicou que a Embrapa estuda os insetos benéficos e os insetos praga. 

O técnico Orbélio Mota, aproveitando a safra do guaraná, expôs ramos de guaranazeiro com os frutos vermelhos semelhantes as olho humano. Além de falar das pesquisas da Embrapa que fizeram aumentar a produtividade desse fruto, narrou a lenda do guaraná. Segundo o folclore da região, o guaraná é originário dos olhos de um indiozinho que foi mordido por uma serpente, morreu e seus olhos enterrados pela mãe deram origem ao guaraná. 

Para falar sobre as pesquisas com piscicultura, as bolsistas Kédima Sarmento e Gabriella Almeida demonstraram, com ajuda de um aquário, microscópio e datashow, os estudos que estão sendo feitos com tambaqui e matrinxã. 

A Semana de Ciência e Tecnologia é um evento nacional, financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, que ocorre simultaneamente em todos os estados brasileiros. No Amazonas, o evento é organizado pelo Governo do Estado com o apoio de diversas instituições.
O tema deste ano da SNCT é  “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, e está de acordo com as atividades da Embrapa. 

A bioeconomia é um modelo de produção industrial baseado no aproveitamento dos recursos biológicos de modo a conciliar produtividade com proteção do meio ambiente e da biodiversidade. Possui relação direta com ao menos 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

 

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Press inquiries

Phone number: (92) 3303-7898

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Image gallery

Find more news on:

snct