Capim-andropogon: informações sobre seu comportamento nos cerrados piauienses.

Enter multiple e-mails separated by comma.

imagem

Authorship: RAMOS, G. M.; PIMENTEL, J. C. M.

Summary: Nos cerrados piauienses predominam solos profundos, bem drenados, com baixos niveis de nutrientes, cerca de 46% da área do Estado são constituidos de cerrados. As gramineas predominantes na área são de ciclo curto, fibrosas e de baixo valor nutritivo. Estas condições mostram a necessidade de se introduzir, nestas áreas, espécies cultivadas de mais alto valor forrageiro. A partir de 1981, o capim-andropogon começou a ser avaliado sobre pastejo ocasional pela EMBRAPA-UEPAE de Teresina, nos municipios de Teresina, Amarante, Eliseu Martins e Regeneração, apresentando boa adaptação as condições edafoclimáticas, sendo portanto, mais uma opção para a formação de pastagens. E bastante tolerante a solos ácidos e de baixa fertilidade. Entretanto, responde bem a adubação, sendo recomendado na implantação, a aplicação de 125kg de superfosfato simples mais de 50 kg de cloreto de potassio/ha. O preparo do solo deve ser feito mediante aração e gradagem. Para semeadura, o metodo mais usado e a lanço, seguida de uma compactação com um rolo compactador. Gastam-se 8 kg de sementes de boa qualidade. Foi avaliada a produção de sementes, não limpas em dois locais, Teresina e Regeneração, cujos rendimentos foram, respectivamente, de 305 e 400kg/ha. As pastagens já implantadas, apresentam geralmente, altas produções de matéria seca (16.512kg/ha) na estação chuvosa, (2.654kg/ha) na seca, além de boa capacidade de rebrotação apos o pastejo, em relação a outras gramineas adaptadas a solos de baixa fertilidade.

Publication year: 1984

Types of publication: Booklets

Para a realização de melhorias nos servidores, as publicações da Embrapa estão temporariamente indisponíveis para baixar. O serviço será restabelecido na segunda-feira, dia 14 de junho de 2021. Pedimos desculpas pelo inconveniente, agradecemos pela compreensão e reforçamos que os ajustes visam melhorar a prestação dos serviços digitais.

Observation

Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.

 


Access other publications

Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.