Comparação entre a classificação supervisionada e a interpretação visual de agrossistemas nos municípios de Álvares Florence e Dracena, Estado de São Paulo.

Enter multiple e-mails separated by comma.

Authorship: ALBINO, T. C.; VICTORIA, D. de C.; BATISTELLA, M.; SILVA, G. B. S. da; LOEBMANN, D. G. dos S. W.

Summary: O objetivo desse artigo é avaliar a acurácia da classificação digital de imagens em áreas de plantio de cana-de-açúcar. Para tal, foram utilizadas imagens do satélite Landsat 5 ? TM nas datas de 12 de maio de 2000 para o Município de Dracena e 3 de abril de 2000 para Álvares Florence, ambos no Estado de São Paulo. A classificação supervisionada foi realizada pelo método da máxima verossimilhança, e a verificação foi feita a partir de interpretação visual, da utilização do método de estatística Kappa e da matriz de confusão. O método usado para classificação mostrou-se satisfatório, e destacou-se positivamente na separação dos agrossistemas dos municípios estudados, com coeficientes Kappa de 0,76 para a classificação supervisionada das imagens de Álvares Florence e de 0,66 para Dracena. No entanto, foram constatadas grandes confusões e dificuldades de classificação para a classe pastagem, principalmente em relação a áreas de plantio de cana-de-açúcar em Álvares Florence e de vegetação campestre em Dracena.

Publication year: 2013

Types of publication: Annals and event proceedings

Observation

Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.

 


Access other publications

Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.