Análise sociodemográfica da distribuição espacial de ocorrências de diarreias agudas em áreas de risco e inundação, Caraguatatuba-SP.

Enter multiple e-mails separated by comma.

Authorship: ASMUS, G. F.; MELLO, A. Y. I. DE; SEIXAS, S. R. C.; BATISTELLA, M.

Summary: No contexto das mudanças ambientais globais, eventos extremos como enchentes e escorregamentos tornaram-se preocupantes para o setor da saúde pública, tanto pelos riscos envolvidos como pelo potencial do aumento de sua frequência em escala global. Este trabalho se utilizou de técnicas geoespaciais para analisar a distribuição das diarreias agudas em Caraguatatuba (litoral norte de São Paulo) em áreas de inundação, observando fatores ligados ao saneamento e à densidade demográfica. Ao longo do período analisado (2005-2010) houve incremento nas notificações de diarreias, observado predominante nas áreas consideradas de média/alta susceptibilidade à inundação. Ao mesmo tempo, as áreas de inundação coincidem com os setores mais populosos e que agregam mais moradores atendidos pelo esgotamento sanitário do tipo fossa séptica. Este estudo ilustra a vulnerabilidade dos moradores situados nas regiões susceptíveis a inundação, que devem ser consideradas prioritárias para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura sanitária no local.

Publication year: 2013

Types of publication: Journal article

Observation

Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.

 


Access other publications

Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.