Web Content Display

 

Qual o motivo de se gastar tempo e recursos para coletar, organizar e conservar materiais biológicos, o que, sob um olhar menos atento, pareceria inútil ou de menor importância? Na verdade, as coleções biológicas são as ferramentas do cientista que, se bem organizadas e conservadas, permitirão o desenvolvimento de várias pesquisas de interesse geral. Assim, as coleções devem ser consideradas como bancos de dados fundamentais para o desenvolvimento científico e tecnológico.

No caso das coleções entomológicas (de insetos), uma das razões fundamentais para mantê-las em instituições de pesquisa, especialmente aquelas envolvidas com o agronegócio e a saúde pública, é que em muitos casos não é possível determinar a espécie de uma praga ou de um vetor de doenças no seu ambiente de ocorrência, sendo necessário tanto um especialista quanto uma coleção de referência, que nesse caso funciona como uma biblioteca para o taxonomista.

Além disso, as coleções entomológicas são uma amostra da biodiversidade, cuja perda, por diversas razões, é um fato preocupante em todos os biomas brasileiros e no mundo.