Estação Experimental Cascata

A Estação Experimental Cascata (EEC) está localizada em representativa zona colonial da região de clima temperado, nas condições ambientais da Encosta da Serra do Sudeste. Com uma área total de 151 ha, composta por campos experimentais e áreas de Reserva Legal e Preservação Permanente, a EEC foi pioneira na pesquisa agropecuária do Rio Grande do Sul, sendo criada em 1938 como Estação Experimental de Pelotas, com o objetivo de desenvolver ações para a independência tecnológica da Agricultura Familiar. Em consonância com a missão inicial, a EEC desenvolve projetos que buscam a sustentabilidade da agricultura de base familiar com ações de pesquisa focadas em sistemas agroecológicos e de transição agroambiental. 
 
A EEC busca a interação com outras instituições de pesquisa, ensino, extensão rural, bem como com organizações não governamentais de apoio ao pequeno produtor. Desde 2001, a EEC tem dedicado esforços na construção coletiva do conhecimento com seus parceiros, desenvolvendo e aprimorando práticas e processos de cultivo e criação mais integrados aos ecossistemas regionais, na perspectiva dos sistemas de produção de base ecológica. Dentre as principais linhas de trabalho se destacam:
  • Insumos alternativos para fitoproteção e fertilização orgânica; 
  • Sistemas agroflorestais e utilização de plantas bioativas; 
  • Sistemas de base ecológica de produção de hortaliças e fruteiras; 
  • Controle biológico; 
  • Processamento de frutas e hortaliças; 
  • Avaliação de cultivares adaptadas aos sistemas de base ecológica; 
  • Manejo de áreas com espécies recuperadoras do solo; 
  • Empreendedorismo e agregação de valor. 
 
Além de toda estrutura física que dá suporte aos trabalhos de pesquisas hoje desenvolvidos, também possui um centro de capacitação com auditório, alojamento para 40 pessoas, salas de estudo, refeitório e centro de convivência e lazer, cujo objetivo é qualificar as ações de transferência de tecnologias junto aos agricultores familiares. 
 
 
Merece destaque o Fórum de Agricultura Familiar, entidade criada em 1996 e que ser reúne mensalmente na EEC. O Fórum congrega instituições públicas de pesquisa, ensino e extensão rural e entidades privadas de apoio ao pequeno produtor, com o objetivo de buscar soluções coletivas para dinamizar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em âmbito regional.