No dia 30 de novembro de 2018 (sexta-feira) será realizado o VII Encontro de Iniciação Científica e Pós-graduação da Embrapa Clima Temperado. O evento abre espaço para a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos trabalhos de iniciação científica e a discussão dos mesmos com a pós-graduação na Embrapa Clima Temperado.

Esse ano, o Encontro adotará uma nova forma de interação ente a Iniciação Científica e a Pós-graduação. Os estudantes de Iniciação Científica poderão apresentar seus trabalhos, que serão avaliados e discutidos com os pós-graduandos e pesquisadores da unidade, refletindo dessa forma o tema "Ciência na Prática". Portanto, o Encontro visa contribuir para a visão crítica do processo científico, oferecendo aos estudantes de Iniciação Científica a possibilidade de apresentar seus trabalhos oralmente de forma aberta à crítica construtiva por parte dos pós-graduandos e pesquisadores. Para os pós-graduandos, o evento proporcionará uma oportunidade de desenvolvimento da crítica construtiva aos projetos de Iniciação Científica apresentados, proporcionando um ambiente favorável à reflexão da pesquisa científica e construção coletiva do conhecimento.

O cenário profissional atual, pautado pela objetividade e velocidade da comunicação em rede e do alcance pelo qual a publicação e divulgação científica precisam permear a sociedade, desafia as novas gerações de cientistas em saber comunicar de forma focada e eficiente os seus resultados ao grande público, ao passo em que essa divulgação vem acompanhada de julgamento imediato dos resultados por parte da sociedade. Saber construir críticas construtivas e, do outro lado, ouvir e incorporar críticas positivas para a construção da prática científica é essencial num mundo cada vez mais conectado e interessado em soluções rápidas e amplas para os desafios globais. O impacto global da pesquisa científica e as redes de colaboração cada vez maiores e mais interdisciplinares desafiam as novas gerações de cientistas a estarem sempre em contato com os sinais do público externo de forma a saber levantar os problemas a serem abordados e buscando uma forma eficiente de comunicação dos resultados.

A pesquisa científica tem mérito reconhecido no desempenho da agropecuária brasileira, mas existe um espaço imenso a conquistar nos campos da divulgação científica e transferência de conhecimento e tecnologias ao grande público. Este evento tem a intenção de criar uma oportunidade de experiência na apresentação oral de trabalhos de pesquisa pelos estudantes de iniciação científica e de exercício da avaliação por pares e crítica construtiva pelos pós-graduandos, fortalecendo a interdisciplinaridade.

Data: 30 de novembro de 2018.

Local: Auditório Ailton Raseira, sede da Embrapa Clima Temperado - Pelotas, RS.

Poderão apresentar trabalhos oralmente os estagiários e bolsistas de iniciação científica vinculados à programação de pesquisa da Embrapa Clima Temperado.

Poderão avaliar trabalhos os pós-graduandos vinculados à programação de pesquisa da Embrapa Clima Temperado.

Pesquisadores orientadores de alunos de iniciação científica que apresentarem trabalhos também irão compor o quadro de avaliadores das apresentações.

Inscrições: As inscrições ocorrem de 29/10/2018 a 16/11/2018 mediante formulário abaixo e são gratuitas e limitadas a estudantes de iniciação científica ou pós-graduandos com vínculo formal de estágio obrigatório ou não-obrigatório na Embrapa Clima Temperado. Estudantes de iniciação científica poderão se inscrever mediante a submissão de título do trabalho limitado a 150 caracteres (incluindo espaços, vide modelo apresentado na página de inscrição) a ser apresentado acompanhado de sinopse da apresentação limitada a 300 caracteres (incluindo espaços, vide modelo apresentado na página de inscrição). Para os pós-graduandos a participação é voluntária e está restrita como avaliador. Estudantes de iniciação científica receberão certificados de apresentação oral e pós-graduandos receberão certificados de membro de comitê de avaliação.

Recomenda-se que os bolsistas PIBIC/CNPq, vigência 2016/2017 e 2017/2018, e PROBIC/FAPERGS, vigência 2016/2017 e 2017/2018, apresentem trabalhos no evento.

Será aceita a apresentação de um trabalho por inscrição. O trabalho a ser apresentado deverá ser inédito e relacionado à atividade/projeto de pesquisa ao qual está vinculado na Embrapa Clima Temperado, sendo que o título e sinopse devem ser submetidos no ato da inscrição.

A adequação e mérito científico do trabalho serão avaliados pelo Comitê Científico do evento no momento da apresentação.

Submissão de trabalhos: Título (limitado a 150 caracteres com espaços). Sinopse (limitada a 300 caracteres com espaços). O prazo para inscrição é 16 de novembro de 2018. O prazo final para entrega das apresentações nos pontos focais das três bases físicas (Sede, EEC, ETB) é 28 de novembro. Apresentações que não forem entregues até 28 de novembro serão excluídas da programação do evento.

 

Apresentação dos trabalhos: Os trabalhos inscritos no evento serão apresentados na forma oral e terão 3 minutos para apresentação (modelo disponível aqui) e dois minutos para críticas ou perguntas do comitê avaliador.

 

PROGRAMAÇÃO

Acesse aqui a programação detalhada

8h – Credenciamento
8h30 - Composição da Mesa e Abertura
9h – Palestra de abertura
9h45 – Intervalo
10h – Apresentação dos trabalhos
12h - Intervalo para almoço
13h - Apresentação dos trabalhos
15h – Intervalo
15h15 – Apresentação dos trabalhos
16h30 - Encerramento

Certificados de apresentação oral serão emitidos para os alunos de IC participantes e certificados de membro de comitê avaliador serão emitidos para os pós-graduandos participantes.