Avicultura Colonial

 

A Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), em parceria com outras instituições públicas e privadas, realiza pesquisas e ações de desenvolvimento nas áreas de avicultura colonial e avicultura orgânica. Busca, com isso, geração de renda na agricultura familiar, evolução tecnológica da agroecologia e maior oferta de alimentos diferenciados em termos de produção para os consumidores.
 
Uma questão que desperta a atenção de agricultores e estimula o desenvolvimento da avicultura colonial e da avicultura orgânica é a crescente procura dos consumidores por produtos "limpos" ou agroecológicos. Ou seja, por produtos livres (ou com menores teores) de resíduos de agrotóxicos e baseados em modelos de produção que avancem na direção da sustentabilidade ambiental, social e econômica.
 
 
CONTATO:
João Pedro Zabaleta | pesquisador em avicultura colonial/caipira e agroecologia
 
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
(53) 3275.8208
 
 
MATERIAL DE APOIO:
 
Publicações Embrapa:
 
2000
2001
2002
2003 
2004
2005
2006
2007
2008
2009
 
Outros materiais:
 
Avicultura Colonial
Alimentação
Equipamentos
Plantas e projetos
Normatização
 
Vídeos | Programa Terra Sul:
 

Com objetivo de apresentar uma alternativa viável para diversificação das atividades dos agricultores familiares, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar da região Sul do Estado. 

 

Objetiva a capacitação e a diversificação de renda para os agricultores familiares.  

                                                                                                                                                         

O vídeo relata uma experiência de produção de frango colonial com abate experimental no frigorífico (SIF) da Cooperativa Cosulati, parceira do projeto de avicultura colonial. 

                                                                                                                           

O vídeo mostra uma receita tradicional da colonização germânica de São Lourenço do Sul/ RS, que ressalta o sabor do frango colonial.