Comitê Assessor Externo

Foto de Cleber Oliveira Soares

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA

Cleber Oliveira Soares

Foi Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte, onde ingressou em 2001. Exerceu, de 2005 a 2010, o cargo de chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento daquela Unidade. É médico veterinário pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ (1996), mestre em parasitologia veterinária (UFRRJ, 1998) e doutor em ciências veterinárias (UFRRJ, 2002). Foi membro titular do Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Pantanal e membro do CAE da Embrapa Gado de Leite. Atualmente é membro do CAE da Embrapa Informática Agropecuária e da Embrapa Suínos e Aves. Foi Coordenador da Rede Sibratec de Inovação para Insumos em Sanidade Animal do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação - MCTI. Foi Coordenador para as Américas da Rede Global de Pesquisa e Inovação em Sanidade Animal - Star-Idaz. É Membro do Conselho Técnico do Instituto Fórum do Futuro. Ocupou o cargo de Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária – SBDA. Nos últimos 14 anos, tem atuado em gestão de ciência, tecnologia e inovação para o agronegócio. Foi Membro do Comitê Gestor das Estratégias da Embrapa.

Currículo Lattes


Foto de Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA

Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (1986), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990), Mestrado em Ciências Ambientais (Troisième Cycle) pela "École Polytechnique Fédérale de Lausanne", Suiça (1995) e Doutorado em Ciências, Pedologia e Geomática (Doctorat ès Sciences en Pédologie et Géomatique) pela "École Polytechnique Fédérale de Lausanne", Suiça (1999). Possui Pós-Doutorado pela The Sydney University, Austrália em Mapeamento Digital de Solos. É pesquisadora A da Embrapa, onde ingressou por concurso público em março de 1990. Na Embrapa Solos, liderou diversos projetos nacionais e internacionais de pesquisa, foi Supervisora de Inovação Tecnológica, Coordenou o Núcleo de Apoio a Projetos (NAP) e fez parte do Comitê Técnico Interno (CTI) e do Comitê Local de Publicação (CLPI). Hoje, após seleção, exerce a Chefia Geral da Embrapa Cocais no Maranhão.

Currículo Lattes


Foto de Alex Oliveira de Souza

FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão)

Alex Oliveira de Souza

Doutor em Urbanismo pela Universidade Paris Est (2010), Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal da Paraíba (1993). Atualmente é Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (desde 2015) Professor Adjunto III da Universidade Estadual do Maranhão (desde 1995), Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócio Regional (desde 2014), Conselheiro Federal Suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (desde 2015). Atualmente é presidente da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão)

Currículo Lattes


Foto de Alexandre José Cattelan

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA

Alexandre José Cattelan

Possui graduação em Engenharia Agronômica (1986) e mestrado em Ciências do Solo (1988) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e PhD em Agronomia, na área de Microbiologia do Solo, pela Universidade da Georgia (1998). É Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Soja. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: inoculação e fixação biológica do nitrogênio em soja, bactérias promotoras do crescimento (pgpr), ecologia microbiana, avaliação de impactos ambientais de soja transgênica e biocontrole. Atualmente é Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Soja, membro do Comitê Permanente da Conferência Mundial de Soja (WSRC) e representante suplente da Embrapa na Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Currículo Lattes


Foto de Francisco de Jesus Silva

Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Maranhão – FETAEMA

Francisco de Jesus Silva

Francisco de Jesus Silva, popularmente conhecido como Chico Miguel. Um trabalhador rural, assentado da reforma agrária, natural de Aldeias Altas-MA. Chico Miguel se associou em 1985 no STTR de Coroatá, dois anos depois em 1987 até 1990 passou a ser delegado sindical no povoado São João das Neves, na época distrito de Coroatá-MA. Entre 1990 a 1996, ocupou o cargo de secretário Geral do STTR de Coroatá. Em 1997, começou a articular a fundação do sindicato de Peritoró, onde foi eleito presidente por dois mandatos (2000-2004/ 2004-2008). Atualmente, é Presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Maranhão – FETAEMA (São Luís/MA)


Foto de José Expedito Neiva Santos

Banco do Nordeste do Brasil – BNB

José Expedito Neiva Santos

Natural do estado do Piauí, José Expedito Neiva Santos foi admitido no quadro funcional do BNB em 1982. É graduado em Administração de Empresas, Gestão Pública e Direito, com MBA em Gestão Empresarial e Gestão Internacional de Negócios. Exerceu a função de gerente geral da CENOP – Teresina e das agências de Imperatriz – MA e Maceió – AL. Ocupou as funções de Superintendente Regional para os estados de Alagoas e Sergipe, Superintendente Estadual de Alagoas e de Superintendente de Negócios Corporate na Direção Geral do Banco, em Fortaleza – CE. Desde abril de 2014 está à frente da Superintendência Estadual do Maranhão.


Foto de Luiz Fernando Carvalho Leite

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA

Luiz Fernando Carvalho Leite

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1989), Mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998), Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e Pós-Doutorado em Modelagem da Dinâmica da Matéria Orgânica do Solo pelo USDA/Agricultural Research Service (EUA, 2007). Pesquisador A da Embrapa e Professor Orientador dos Programas de Pós Graduação em Agronomia da UFPI e Ciência do Solo da UFPB. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica e modelagem da matéria orgânica do solo, qualidade do solo e fluxos de gases de efeito estufa no sistema solo-atmosfera. Líder do Grupo de Pesquisa (EMBRAPA/CNPq) "Modelagem da dinâmica do carbono e de gases de efeito estufa em solos tropicais" e Consultor ad hoc CNPq/FAPESP/FAPEPI. É vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura 2015 com o livro Agricultura Conservacionista no Brasil e Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq. Atualmente é Chefe-Geral da Embrapa Meio-Norte.

Currículo Lattes


Foto de Manlio Silvestre Fernandes

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Manlio Silvestre Fernandes

Manlio Silvestre Fernandes concluiu o doutorado em Crop And Soil Sciences na Michigan State University em 1974. Atualmente é PROFESSOR EMÉRITO da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Publicou 100 artigos em periódicos especializados e 101 trabalhos em anais de eventos. Possui 13 capítulos de livros e 3 livros publicados. Orientou 27 dissertações de mestrado e 24 teses de doutorado nas áreas de Agronomia e Botânica. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Nutrição Mineral de Plantas. Em suas atividades profissionais interagiu com 148 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: nutrição de plantas, Arroz, hidroponia, nutrição mineral de plantas, amino-N, Absorção de N, Milho, nitrato, Nitrogenio e N-Uptake.

Currículo Lattes


Foto de Marcelo Cheche Galves

Universidade Estadual do Maranhão

Marcelo Cheche Galves

Possui graduação em História pela Faculdade de Ciências e Letras de Avaré (1995), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2010). Professor do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão e do Programa de Pós-graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN), é atualmente o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação dessa Instituição. Como pesquisador, atua nas áreas de História do Brasil e do Maranhão, no Oitocentos. Orienta pesquisas sobre história política, com ênfase na circulação de ideias e de impressos. É coordenador do Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO) e membro da Rede Proprietas. Bolsista Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA.

Currículo Lattes


Foto de Raimundo Coelho de Souza

Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão – FAEMA

Raimundo Coelho de Souza

Raimundo Coelho de Souza é Engenheiro Agrônomo. Foi assessor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Estado do Maranhão, secretário adjunto da Agricultura e Pesca do Estado do Maranhão, diretor de pesquisa da AGERP, presidente da Comissão Nacional de Assuntos do Nordeste e também do Conselho Fiscal da CNA (Confederação Nacional de Agricultura), prefeito de Fortuna - Maranhão e atualmente é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão – FAEMA (São Luís/MA)