Dirigentes

Foto de Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin

Chefe-Geral

Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (1986), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990), Mestrado em Ciências Ambientais (Troisième Cycle) pela "École Polytechnique Fédérale de Lausanne", Suiça (1995) e Doutorado em Ciências, Pedologia e Geomática (Doctorat ès Sciences en Pédologie et Géomatique) pela "École Polytechnique Fédérale de Lausanne", Suiça (1999). Possui Pós-Doutorado pela The Sydney University, Austrália em Mapeamento Digital de Solos. É pesquisadora A da Embrapa, onde ingressou por concurso público em março de 1990. Na Embrapa Solos, liderou diversos projetos nacionais e internacionais de pesquisa, foi Supervisora de Inovação Tecnológica, Coordenou o Núcleo de Apoio a Projetos (NAP) e fez parte do Comitê Técnico Interno (CTI) e do Comitê Local de Publicação (CLPI). Organizou vários eventos científicos nacionais e internacionais e, em 2009, por processo de seleção pública, assumiu o cargo de Chefe Geral da Embrapa Solos. Exerceu dois mandatos, no período de 2009 a 2011 e de 2011 a 2014. Tem atuado fortemente no âmbito internacional, participando e formando redes de pesquisa: é líder do pólo Latinoamericano do Consórcio Global em Mapeamento Digital de Solos e membro da Aliança Mundial para o Solo da FAO, trazendo para a Embrapa Solos, a coordenação do Projeto de cooperação internacional FAO-EMBRAPA intitulado "Criação do Sistema de Informação de Solos da América Latina-Capacitação em MDS", para treinamento e capacitação de técnicos da América Latina e Caribe em Métodos e Técnicas de Mapeamento Digital de Solos). Representa a Embrapa em diversos fóruns nacionais e internacionais sobre Solos e, desde sua criação em 2013, é membro do ITPS - Intergovernamental Technical Panel on Soil da Aliança Mundial para o Solo (AMS) da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Também atua como Articuladora Internacional da Embrapa Solos. Atualmente é chefe-geral da Embrapa Cocais.

Currículo Lattes


Foto de Nelcimar Reis Sousa

Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento

Nelcimar Reis Sousa

Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento, agrofloresta, mandioca e fruteiras nativas, marcadores moleculares e recursos genéticos.

Currículo Lattes


Foto de Carlos Eugênio Vitoriano Lopes

Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia

Carlos Eugênio Vitoriano Lopes

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (1994), Especialização em Gestão e Avaliação de Impactos Ambientais pela Faculdade de Sorriso (2004) e Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase nas Tecnologias Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Alternativos para Produção de Alimentos (Sisteminha Embrapa), Saneamento Rural, Sistemas de Produção Consorciados e Sistemas Agroflorestais visando à sustentabilidade. Foi extensionista do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Roraima (1995-1998). Foi Supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPT) da Embrapa Cocais (2013 a 2016). Atualmente, é Analista A e Coordenador do Plano Brasil Sem Miséria pela Embrapa, no Estado do Maranhão, onde também exerce a função Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cocais.

Currículo Lattes


Foto de Neusa Alice dos Santos

Chefe-Adjunto de Administração

Neusa Alice dos Santos

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1981) e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1992). Trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 1977. Iniciou a vida profissional na Embrapa Cerrados, onde trabalhou 23 anos, sendo os últimos 13 como pesquisadora na área de Economia atuando principalmente em , análise econômica de recursos naturais, estruturação da agricultura familiar, análise econômica aplicada à mudança tecnológica, e utilização de fazendas de referência para a inserção econômica da pequena agricultura. Em 2000 transferiu-se para a Sede da Embrapa, no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa, onde teve forte atuação nos trabalhos de modificação do sistema de organização da pesquisa (Sistema Embrapa de Gestão - SEG), adquirindo algumas competências em desenvolvimento institucional. Em 2004 assumiu a Chefia Adjunta de Administração da Embrapa Mandioca e Fruticultura, na Bahia e em 2009 ocupou a mesma função na Embrapa Pesca e Aquicultura para a implantação daquela Unidade. Retornou a Sede da Empresa em 2013 para assumir a Coordenadoria de Seleção e Gestão Funcional no Departamento de Gestão de Pessoas - DGP. Em 2017, passou a integrar a equipe da Embrapa Cocais, na Chefia Adjunta de Administração.

Currículo Lattes