Quero participar

O Programa

O Bifequali de Transferência de Tecnologias tem como foco  a capacitação de técnicos extensionistas, responsáveis pela implementação das tecnologias definidas pelo Programa, o monitoramento da atuação desses técnicos por meio da implementação de tecnologias, coleta de dados nas propriedades e a avaliação do impacto das tecnologias aplicadas.

Público-alvo - técnicos extensionistas, pecuaristas (proprietários),  funcionários das fazendas.

Seleção de Unidades Demonstrativas -  As Unidades Demonstrativas são aquelas propriedades que servem como modelo ou “sala de aula” para visitas e treinamentos, e onde as tecnologias serão aplicadas e demonstradas a outros participantes do Programa ou a possíveis interessados em participar. Além disso, e como ponto fundamental, o pecuarista e seus funcionários devem estar envolvidos com o trabalho, ou seja, dispostos a participar seguindo a metodologia do Programa.

Nesse Programa, a propriedade é uma “sala de aula”, onde as tecnologias aplicadas já são conhecidas e não são um campo de experiências. As Unidades Demonstrativas serão acompanhadas pelos técnicos extensionistas participantes do Programa Bifequali TT em visitas mensais, ou conforme a necessidade mostrada pela fazenda em algum período do ano.

 

Etapas de Treinamento de Técnicos - O Programa Bifequali Transferência de Tecnologias irá oferecer aos técnicos três tipos de Capacitação:

1. Tecnologia específica:o técnico poderá se inscrever em cursos e treinamentos para se capacitar a aplicar tecnologias específicas recomendadas pelo Programa Bifequali Transferência de Tecnologia. Ao final do treinamento, o técnico receberá um certificado de que foi treinado para aplicação de tecnologia específica recomendada pelo Programa Bifequali Transferência de Tecnologia. O certificado de capacitação em tecnologia específica não conferirá ao técnico vinculo ao programa, ficando vedada a sua apresentação como Técnico do Programa Bifequali Transferência de Tecnologia.

2. Multiplicador do Programa Bifequali Transferência de Tecnologias: o Multiplicador passará por um programa de três a quatro anos de capacitação, durante o qual receberá treinamento conceitual e teórico contemplado em cursos, reuniões técnicas e treinamento prático com implantação de Unidade Demonstrativa. O programa de capacitação será dividido em seis módulos: 1. Gestão e Administração; 2. Produção de forragem; 3. Nutrição e Alimentação; 4. Sanidade e Ambiência; 5. Manejo da Reprodução e Recursos genéticos; 6. Boas Práticas na Produção Animal. Ao final do treinamento, o técnico receberá certificado de “Multiplicador do Programa Bifequali Transferência de Tecnologia” com validade de dois anos, podendo ser renovado de acordo com a avaliação de sua atuação pelo Comitê Estratégico do Programa Bifequali Transferência de Tecnologia.

Confira aqui os técnicos que estão em período de capacitação.

3. Instrutor do Programa Bifequali Transferência de Tecnologias: os multiplicadores que passarem por todas as etapas e apresentarem perfis de liderança poderão ser convidados a atuar como instrutores do programa na formação dos técnicos multiplicadores. O instrutor será selecionado, obrigatoriamente, entre os multiplicadores.

 

Como participar?

Podem participar do Programa Bifequali TT pecuaristas, técnicos extensionistas, Instituições e demais entidades parceiras/financiadoras, pesquisadores e analistas da Embrapa ou externos. A manifestação de interesse deve ser enviada para o Serviço de Atendimento ao Cidadão.