Início       Biblioteca Multimídia      Pesquise!       Ações Educativas      Conheça a Embrapa    Fale conosco

Alimentação e Saúde

Espaço de lanchonete e empório onde os personagens lancham e compram alimentos diversos.

Asset Publisher

Back

Ovo: alimento nutritivo e saudável

O ovo é muito importante para a alimentação humana. Além de ser nutritivo, é um ingrediente fundamental na receita de diversos (e saborosos) pratos, como massas, pães, bolos e doces.galinha choca ovos perto de pintinhos e caixa de ovos


Na composição do ovo estão contidos os principais nutrientes para o bom funcionamento do corpo: as proteínas, os minerais e as vitaminas.
 

Mas, o que tem em um ovo?

A proteína do ovo é considerada de valor biológico padrão, por sua composição em aminoácidos essenciais se aproximar daquela de que nosso organismo precisa; e ser superada somente pela composição de aminoácidos contida na proteína do leite materno.

Nutrientes do ovo - gorduras, minerais, carboidratos e calorias

Para nós, a ingestão de aminoácidos é importante porque nosso organismo não consegue produzir alguns deles em quantidades suficientes.

Em crianças com idade de até 3 anos, o consumo de um ovo por dia supre, aproximadamente, metade de suas necessidade diárias de proteínas. Já para os  adultos, comer um ovo por dia atenderia a 12,5% de suas necessidades diárias de proteina. 
 

O ovo pode ser também uma fonte diária de minerais e de vitaminas.

 

 

Quanto um ovo fornece, por dia, para crianças de diferentes idades (em %).

tabela com os nutrientes do ovo


Dicas

- Evite comer o ovo cru, como aquele que vai em maioneses caseiras; ou mesmo mal passado, isto é, com a gema mais mole; principalmente quando não conhecer a procedência e a maneira de conservação desse ovo. Assim você previne a intoxicação por salmonela.
- Logo depois de comprar os ovos, é importante acondicioná-los em temperatura adequada, mas não é preciso lavá-los. Quando você lava o ovo, acaba tirando dele uma “película protetora”, o que aumenta a possibilidade de sua contaminação por microrganismos, os quais podem migrar de sua casca para o seu interior.
- Para saber se um ovo é novo ou velho, coloque-o numa vasilha com água e um pouco de sal. Se o ovo afundar, é novo. Se boiar, é velho. No ovo velho, a gema e a clara se esparramam no contato com uma superfície lisa. Já no caso do ovo novo, esse mantém gema e clara intactas, bem presas uma à outra, mesmo em contato com esse tipo de superfície.
- Não compre ovos trincados ou sujos.
- Compre somente a quantidade de ovos que for consumir semanalmente.
- Guarde os ovos em embalagem apropriada, e na geladeira, numa  temperatura variável de 2 °C a 5 °C.

 


Fonte: Embrapa Suínos e Aves