Skip to Content

Início Conheça a Embrapa Biblioteca Multimídia Pesquise! Jogos Ações Educativas Fale conosco

Olá amiguinho, esta é a região Centro-Oeste do Brasil!

Samuel fala

Região Centro-Oeste

Mapa da Região Centro-Oeste: Mato Grosso (capital: Cuiabá), Goiás (capital: Goiânia), Mato Grosso do Sul (capital: Campo Grande) e Distrito Federal (capital: Brasília).A região Centro-Oeste é a segunda maior do país em extensão territorial, e a menos populosa. Composta pelos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e o Distrito Federal (DF), onde está situada a capital do país, Brasília, a região não possui lugares com grandes altitudes. O seu relevo é dividido em três áreas principais: planalto central, planalto meridional e planície do pantanal.

O clima predominante é o tropical semiúmido, com duas estações bem definidas – um inverno seco e um verão muito quente e chuvoso. As temperaturas variam bastante: podem chegar a cerca de 40 °C nos meses mais quentes e 15 °C nos meses mais frios.

É no Centro-Oeste que se encontra a maior planície alagada do mundo: o Pantanal. Além dela, a vegetação que predomina é o cerrado, que se caracteriza pela presença de árvores baixas, espaçadas com tronco e galhos retorcidos. Já o norte de Mato Grosso é caracterizado pela Floresta Amazônica.

Em termos de recursos hídricos, a região é muito rica, pois é drenada por muitos rios, que formam três grandes bacias hidrográficas: a Amazônica, a do Tocantins-Araguaia e a Platina.

Sua cultura é bem diversificada, pois uma característica desta região é a população de origem multicultural, ou seja, composta por pessoas vindas de diversos lugares do Brasil.

O Centro-Oeste é a região que possui o maior número de Unidades da Embrapa, e é também onde fica a Sede da Empresa, localizada em Brasília (DF). Ao todo, são 13 Unidades na região Centro-Oeste, sendo oito localizadas no Distrito Federal (Embrapa Agroenergia, Embrapa Café, Embrapa Cerrados, Embrapa Hortaliças, Embrapa Informação Tecnológica, Embrapa Produtos e Mercado, Embrapa Quarentena Vegetal e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia), três em Mato Grosso do Sul (Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Gado de Corte e Embrapa Pantanal), uma em Mato Grosso (Embrapa Agrossilvipastoril) e uma em Goiás (Embrapa Arroz e Feijão).

Unidades da Embrapa na Região Centro-Oeste