Skip to Content

Início      Conheça a Embrapa      Biblioteca Multimídia      Pesquise!       Ações Educativas      Fale conosco

Olá amiguinho, esta é a região Nordeste do Brasil!

Rudá com macaquinho fala

Região Nordeste

Mapa da Região Nordeste: Maranhão (capital: São Luís), Piauí (capital: Teresina), Ceará (capital: Fortaleza), Rio Grande do Norte (capital: Natal), Paraíba (capital: João Pessoa), Pernambuco (capital: Recife), Alagoas (capital: Maceió), Sergipe (capital: Aracaju), Bahia (capital:Salvador)

A região Nordeste é composta por nove estados: Maranhão (MA), Piauí (PI), Ceará (CE), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Alagoas (AL), Sergipe (SE) e Bahia (BA).

É conhecida como o berço do Brasil, pois foi a primeira região do País a ser ocupada pelos colonizadores. É também um lugar de grandes contrastes sociais, conhecido pela diversidade do seu povo, rica cultura, clima quente e belas praias.

Em virtude das distintas características físicas, sociais e econômicas que apresenta em seu território, o Nordeste se divide em quatro subregiões: Meio-Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata. Vamos ver alguns dados interessantes sobre cada uma delas.

Mapa com destaque para a região Meio-Norte Palmeira de babaçu O Meio-Norte, que ocupa toda a área do Maranhão e o oeste e sul do Piauí, apresenta clima úmido e vegetação exuberante.

A vegetação predominante é a mata dos cocais, formada por palmeiras de babaçu e coqueiros de carnaúba, que é de extrema importância para o desenvolvimento econômico da região.

Mapa com destaque para o sertãoPaisagem SertãoO Sertão, a maior subregião, corta todo o oeste da Bahia, uma pequena parte de Alagoas e da Paraíba, grande parte de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, todo o território do Ceará e o leste do Piauí.

Esta subregião apresenta solos rasos e pedregosos, com chuvas escassas e mal distribuídas, o que dificulta muito as atividades agrícolas. A vegetação típica é a caatinga.

Mapa da região Nordeste, com destaque para a área de agresteFoto ilustrativa do AgresteO Agreste fica entre o Sertão e a Zona da Mata, uma faixa que vai desde a Bahia até o Rio Grande do Norte.

Nessa subregião, o solo é essencialmente pedregoso, a vegetação rala e pequena. Nas áreas altas, há uma maior umidade, e os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira.

 

Mapa com destaque para a zona da mataFoto litoral zona da mataA Zona da Mata, que domina todo o litoral leste da região, desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, é a região mais urbanizada e povoada do Nordeste. Seu clima é tropical úmido, com chuvas mais frequentes no outono e no inverno. O solo é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica.

Unidades da Embrapa na Região Nordeste