Histórico

O programa estreou em 1998 com o objetivo de divulgar as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e parceiros para diversos públicos, entre eles produtores rurais, extensionistas, professores, estudantes e empresários.

O nome do programa foi inspirado em uma prática usada como estratégia de capacitação realizada por pesquisadores e técnicos nos campos experimentais dos centros de pesquisa, conhecida como Dia de Campo, em que a tecnologia é mostrada em suas diferentes etapas e na forma de passo a passo.

E foi com o programa que a Embrapa pode dar visibilidade às pesquisas para um público amplo, seja no meio no meio rural ou urbano, ao ser transmitido por emissoras de abrangência nacional e também pela parabólica.

A cada semana um tema principal é destacado nas reportagens, em linguagem acessível e ao mesmo tempo técnica e precisa. Além de entrevistas com convidados no estúdio, dicas e informações de interesse também são tratados no programa.

O DCTV tem uma programação diversificada e procura cobrir todas as áreas da pesquisa, como produção de grãos, frutas e hortaliças, reprodução e alimentação animal, pastagens, agroindústria, tecnologias de baixo custo, instrumentação agropecuária, biotecnologia, recursos naturais e meio ambiente, sem esquecer as inovações tecnológicas.

Selos comemorativos

Selo 10 Anos do Dia de Campo na TV

Em 2008, com 10 anos o Dia de Campo na TV buscou renovar a abordagem dos assuntos que foram tema de cada programa. E também imprimiu mudanças nas vinhetas de abertura. Todas elas procuram refletir a imagem do que representa o trabalho da Embrapa e seu relacionamento com os usuários das tecnologias desenvolvidas.

Selo 15 anos do Dia de Campo na TV

Em 2013, o Dia de Campo na TV completou 15 anos. Novas parcerias com emissoras brasileiras foram firmadas, ampliando de forma significativa sua abrangência entre o público telespectador. Além disso, a publicação no canal Youtube permitiu que o programa ficasse conhecido em outros países.