Web Content Display

Com seu perfume suave é matéria-prima para sobremesas na Amazônia


Maria Isabel é para a maioria das pessoas apenas um nome de mulher, mas na culinária paraense ela se traduz em uma sobremesa feita com a polpa do bacuri. Mas, há quem prefira usar a fruta em suco, geleia, sorvete e recheio de bombons. No almoço do Círio, essas delícias não podem faltar!

Quem gosta de levar o sabor do bacuri para as comemorações do Círio de Nazaré deve ter percebido o quanto a polpa do fruto aumentou de preço nos últimos anos.

Oriundo do extrativismo das populações do Nordeste Paraense e arquipélago do Marajó, o bacuri enfrenta conflito entre oferta e demanda: a coleta dos frutos que a natureza oferece não é suficiente para atender à crescente procura dos consumidores. Por isso o preço se eleva.

Para aumentar a produção, a solução é plantar. Mas o bacuri é de difícil cultivo. E aí entra a pesquisa da Embrapa que busca diminuir o tempo entre o plantio e a colheita, recomendar as melhores formas de produção e buscar que essa espécie silvestre atenda aos interesses dos consumidores, ou seja, domesticá-la.

A Embrapa também atua em linhas de pesquisa para desenvolver novos produtos a partir do bacuri, como balas de goma e o aproveitamento da casca para produção de doces, além de estudos para caracterização físico e química dos frutos.

É a Embrapa fazendo pesquisas para melhorar a produção no campo e reduzir o valor do produto nas feiras, garantindo que o alimento chegue às mesas dos consumidores.

Notícias

Pesquisa incrementa a tradição no Círio de Nazaré (PA)

Agricultores de Igarapé-Açu (PA) ganham curso de enxertia

Embrapa ministra curso de propagação de espécies frutíferas amazônicas

Embrapa com ampla participação na XX Feira Pan-Amazônica do Livro

  Publicações

Algumas frutas da Amazônia, como guaraná, açaí e cupuaçu, já são conhecidas em outras partes do país e até no exterior, mas outras são consumidas apen...

Tipologia dos agricultores entrevistados das mesorregiões do Nordeste paraense e Marajó; Hábitos e costumes dos agricultores das mesorregiões do Norde...

Introdução; Bacurizeiro nasce até dentro de casa; Escolha da área; Tamanho da área; Manejo ou plantio?; Produção dos primeiros frutos; O bacurizeiro n...

Prosa Rural

Prosa Rural - Propagação rápida do bacurizeiro

 

Prosa Rural - Manejo de bacurizal para aumento de renda

 

Prosa Rural - Semeadura direta: alternativa para propagação do bacurizeiro