Laboratório de Genética Molecular Mário Luiz Martinez

O laboratório atua na geração de dados moleculares (sequenciamento de DNA, marcadores moleculares, PCR em tempo real) de animais, plantas e microrganismos, visando contribuir para o aumento da competitividade e da sustentabilidade da bovinocultura brasileira por meio da incorporação de tecnologias moleculares nos diferentes temas de pesquisa.

Desde 2001, está integra ao laboratório o Banco de DNA de Bovinos de Leite (BDBL), que tem como objetivo facilitar o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa nas áreas de seleção genômica, diversidade genética/endogamia e certificação genealógica de animais participantes dos programas de melhoramento genético das raças Gir Leiteiro, Girolando, Guzerá e Sindi. O banco armazena DNA extraído de mais de 30 mil amostras de sêmen e sangue de rebanhos comerciais destas raças.

O Laboratório de Genética Molecular Mário Luiz Martinez não presta serviços para instituições externas à Embrapa.

Reconhecimento

O laboratório leva o nome de seu fundador: Laboratório de Genética Molecular Mário Luiz Martinez. Pesquisador já falecido, Martinez foi um líder que promoveu grandes avanços nos 32 anos que atuou na Embrapa, desde a fundação, em 1974, até 2006. Criou e gerenciou o Arquivo Zootécnico de Gado de Leite, o Banco de DNA de Bovinos de Leite e o Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro, único no mundo que realiza seleção de Zebuínos para leite. Fez também uma brilhante carreira na gestão da Embrapa Gado de Leite, tendo sido chefe-geral e chefe-adjunto de Pesquisa. 

Gestor:
Marco Antônio Machado - marco.machado@embrapa.br

Telefone:
(32) 3311-7446

E-mail:
sac@embrapa.br