Desenvolvimento Socioeconomico da Cadeia Produtiva do Leite

O Núcleo Temático atua com foco na geração de indicadores econômicos e de estudos de conjuntura periódicos, que suportam a evolução de políticas públicas para o setor leiteiro e a segurança dos brasileiros. Desenvolvimento de modelos e soluções em TI (Tecnologia da Informação) para a gestão eficaz dos diferentes tipos de propriedade leiteira.

 

Linhas de pesquisa

- Sistemas de produção de leite de base familiar visando o desenvolvimento rural sustentável. Aborda segurança alimentar, agregação de valor a produtos e processos, geração de emprego e renda;
- Estudos para o desenvolvimento de Políticas Públicas para a cadeia produtiva do leite;
- Construção de redes de parcerias públicas e privadas visando ações de P&D e de transferência de tecnologias que promovam a modernização do agronegócio do leite no Brasil;
- Avaliação da eficiência no uso de recursos, ganhos em produtividade e redução do custo médio de produção;
- Avaliação dos fatores de mercado que interferem no preço e nos fatores de produção de leite para identificar oportunidades, antecipar riscos e estudar cenários relativos ao abastecimento do mercado interno e à competitividade do Brasil no mercado internacional.

 

Grupos de pesquisa

O objetivo desses grupos é promover a discussão preliminar de ideias que serão incorporadas às propostas de pesquisa para apresentação e avaliação posterior de todos os membros do Núcleo Temático.

 

Gestor responsável: Glauco Rodrigues Carvalho