Pesquisa e Desenvolvimento

Como Unidade de Serviço, a Embrapa Gestão Territorial, desenvolve metodologias e incrementos tecnológicos para geotecnologias. Nossas ações voltam-se para o contexto da produção sustentável da agropecuária, na perspectiva de nortear a gestão estratégica do agronegócio, em base territorial.


A equipe está organizada em duas grandes frentes de atuação, que promovem a discussão de temas técnicos, elaboram e conduzem atividades de desenvolvimento para o planejamento, acompanhamento e avaliação estratégica de ações para o agronegócio.

Dinâmica Espacial da Agropecuária – O foco do trabalho da equipe é desenvolver metodologias que facilitem a análise de dados geoespaciais e a geração de informações, para subsidiar ações voltadas para a agropecuária, em base territorial. 

Gestão territorial da contaminação de recursos hídricos estratégicos – Por meio de modelos matemáticos específicos, o principal objetivo da equipe é auxiliar as avaliações de riscos ambientais de agrotóxicos, em cenário de uso agrícola, considerando as possíveis contaminações de corpos d'água superficiais e subterrâneos.