Web Content Display

A biquinho começou a ser comercializada no Triângulo Mineiro, no início da década de 2000, mas hoje pode ser encontrada em todo o território nacional.

Também chamada pimenta de bico, ela pertence à mesma espécie das pimentas habanero, de-cheiro, bode, cumari-do-Pará e murupi. Todas essas pimentas são muito aromáticas e saborosas, mas o ardor pode ser bem suave (leve), como na biquinho ou muito picante (intenso) como na habanero.

Foto carrossel: Gislene Alencar

Como comprar A pimenta biquinho é facilmente reconhecida pelo seu formato único, que lhe dá o nome. Os frutos pequenos, com cerca de 3 cm de comprimento, são arredondados e com ponta em forma de bico. Quando imaturos, eles são de cor verde-clara, mas podem amadurecer para três cores diferentes: salmão, amarelo e vermelho.

A casca é lisa e apresenta um brilho intenso. A polpa é fina e o interior do fruto é preenchido por uma grande quantidade de sementes. Na escala de calor Scoville, o ardor da pimenta Biquinho biquinho varia de 80 a 500 SHU, o que a torna uma pimenta suave.

Tipicamente, utilizam-se os frutos maduros, que devem estar firmes e crocantes. Frutos muito maduros ou murchos perdem a crocância e são menos saborosos e aromáticos. Ao comprar, evite frutos sem brilho, rachados, murchos, com áreas moles e podridões. Escolha e manuseie os frutos com cuidado, para evitar machucá-los. Mesmo pequenos ferimentos podem ser porta de entrada para fungos e bactérias que apodrecem os frutos.

Frutos com cabinhos verdes duram por mais tempo, quando conservados em condições adequadas.

No mercado brasileiro, a pimenta biquinho pode ser encontrada fresca ou em conserva.

Como conservar Quando colhidos com cuidado e mantidos em local fresco, os frutos da pimenta biquinho podem ser mantidos fora da geladeira, por 2 a 3 dias.

Se precisar mantê-los por mais tempo, embale os frutos em saco ou vasilha de plástico ou vidro, e mantenha-os na parte baixa da geladeira. De preferência, não lave os frutos antes de refrigerá-los, mas se precisar fazê-lo, seque bem os frutos com papel toalha ou pano limpo. Nessa condição, podem ser mantidos por até 2 semanas. Com o tempo, tanto em geladeira como em condição ambiente, os frutos murcham e podem apodrecer.

A pimenta biquinho também pode ser congelada. Para isso, lave e seque os frutos, remova os cabinhos antes de colocá-los em saco plástico ou vasilha apropriados para congelamento. Eles podem ser mantidos congelados, por cerca de seis meses. O produto descongelado é indicado para pratos cozidos. A perda de crocância, após o descongelamento, torna a textura dos frutos desagradável para o consumo fresco.

Quando refrigerados e congelados, a perda de aroma é mais acentuada do que a perda de sabor.

Como consumir Comumente usada para decorar, a biquinho traz mais do que beleza ao prato. Como condimento, ela tem sabor e aroma pronunciados e agradáveis e pode ser usada na forma fresca ou como conserva.

A picância e a cor atraente da biquinho combinam com diferentes preparações, como saladas, sanduíches, hortaliças cozidas e grelhadas, carnes, peixes, arroz, macarrão e farofa. Também pode ser usada para fazer geleia, picles e molhos. Em alguns restaurantes brasileiros, a biquinho é usada até no preparo de bebidas e alguns chefes de cozinha sugerem seu consumo como aperitivo e como fruta.

A pimenta biquinho é uma boa opção para aqueles que gostariam de introduzir as pimentas na alimentação, mas têm muita sensibilidade ao ardor.

Tanto para uso em pratos crus como em pratos cozidos, não é preciso descascar ou remover as sementes dos frutos. Porém, a remoção das sementes pode deixar o fruto com sabor e textura mais agradáveis.

Dicas
Pimentas com grau de ardência semelhante: cambuci, pimenta-de-cheiro.

Use a biquinho, fatiada ou amassada, para condimentar patês feitos à base de maionese, ricota ou requeijão cremoso.

 

Autoras:
Sabrina I.C. de Carvalho - Embrapa Hortaliças
Milza Moreira Lana - Embrapa Hortaliças
Claúdia Silva da C. Ribeiro - Embrapa Hortaliças

Apoio

Processo nº 00193-00001681/2019-95

Publicado: jul.2021.


Receitas

Pesto de pimenta biquinho
Nível: fácil

Sanduíche com pimenta biquinho
Nível: fácil