Seção | Hortaliça combina com pão


Foto: Claudia Stucki, por Unsplash

 

O pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade. É difícil encontrar um país, região ou civilização que não consuma o pão diariamente. Enquanto, no Brasil, o pão é tradicionalmente um alimento para o café da manhã e para lanches rápidos, há países no qual ele é consumido nas principais refeições.

Diversos cereais podem ser usados para preparar o pão, sendo o trigo o mais importante deles. Trigo, água, fermento e sal, são os componentes básicos do pão. Mas ao longo da história da humanidade outros cereais e raízes tuberosas foram usados no seu preparo. Ingredientes como gorduras (manteiga ou óleo), ovos, leite e açúcar também passaram a ser usados, criando uma infinidade de tipos de pães em diferentes culturas.

No Brasil, o pão de trigo foi introduzido pelos portugueses. Os índios brasileiros consumiam a mandioca, denominado “pão de índio” pelos colonizadores. Nos primeiros relatos enviados pelos portugueses após desembarcarem no Brasil, Pero de Magalhães Gandavo (1) informava que “o que lá se come em lugar do pão é farinha de pau. Esta se faz da raiz duma planta que se chama mandioca”. A partir desse relato, o pão de mandioca, feito hoje no Brasil com trigo e mandioca cozida, se apresenta como uma combinação muito simbólica da junção entre as culinárias indígena e portuguesa.

O pão é importante fonte de energia, devido ao elevado teor de carboidratos. Traz sustança para a alimentação. Os grãos usados na sua composição também são fonte de proteína e fibras. Se combinados com hortaliças, temos uma refeição ainda mais nutritiva, com a adição de mais vitaminas e sais minerais.

Hortaliças e pães são comumente combinados em sanduíches, onde a hortaliça é um dos ingredientes do recheio. Mas aqui você terá três receitas onde a hortaliça é um dos ingredientes usados para preparar a massa do pão, combinação essa que pode ser usada em pães doces e salgados.

Todas as receitas foram inspiradas em receitas publicadas pelo programa Claudia Cozinha da Editora Abril (2). O pão de cenoura foi adaptado de uma receita de pão de moranga no qual a moranga cozida, o leite e a manteiga da receita original foram substituídos, respectivamente, por cenoura crua, iogurte e óleo de milho.

A segunda receita, pão de mandioquinha-salsa ou batata-baroa, é um pão macio, leve, perfeito para comer com café. Seu sabor é ao mesmo tempo suave e marcante, característico dessa hortaliça, e vai muito bem com geleia, manteiga ou requeijão.

E por fim, um pãozinho que leva cheiro-verde na massa. Perfeito para o lanche da tarde, para acompanhar sopas e até mesmo, para ser servido no churrasco.

Experimente estas receitas e inclua mais hortaliças nas suas refeições.

Experimente também:

- Pão com pasta de alho
- Pão de milho mexicano


Fonte:
1CASCUDO, C. História da Alimentação no Brasil. 4.ed. São Paulo: Global, 2011, 972 p.
2NEDER, M. O grande livro de receitas de Claudia. São Paulo: Abril, 2006. 1185 p.
 

Apoio

Processo nº 00193-00001681/2019-95

Publicado: jun.2021.