A cultura da berinjela | voltar ao início


Embrapa Hortaliças
Sistemas de Produção, 3
ISSN 1678-880X Versão Eletrônica
Autores

Plantas daninhas

As plantas daninhas podem afetar a produtividade e a qualidade dos frutos, dificultando os tratos culturais e a colheita. A produção é prejudicada pela competição de invasoras por nutrientes, por água e pela absorção de luz. Além disso, as invasoras são hospedeiras de insetos, nematóides e outros patógenos.

A maior interferência das plantas daninhas ocorre no início do cultivo, ou seja, até cerca de 50 dias após o transplantio. O controle depende do grau de infestação e agressividade das plantas daninhas e pode ser feito através de método cultural, mecânico, químico ou de forma integrada. A eficiência do controle dependerá da espécie, época do controle, estágio de desenvolvimento das plantas, condições climáticas, tipo de solo, disponibilidade de herbicidas, de mão-de-obra e equipamentos e conhecimento da interação entre a berinjela e as plantas daninhas.

Quando a área cultivada é pequena, não há necessidade de uso de herbicidas, podendo-se eliminar as plantas daninhas manualmente ou por capinas. Quando há reinfestação da área após o preparo de solo, a eliminação pode ser feita com uma gradagem ou aplicação de herbicida de pré-emergência das plantas, antes do transplantio.

A aplicação de herbicidas de pré-plantio ou pré-emergência deve ser realizada antes do transplantio, o mais próximo possível da última gradagem, em solo bem preparado, livre de torrões, restos vegetais e com boas condições de umidade, essencial para a ativação do herbicida no solo. Na Tabela 1 estão relacionados alguns herbicidas registrados para a cultura da berinjela.

Tabela 1. Herbicidas registrados no Ministério da Agricultura e do Abastecimento para a cultura da berinjela para o controle de gramíneas e folhas largas1/.

1/Informações extraídas do Agrofit 98 (Ministério da Agricultura e do Abastecimento).
2/A menção de um determinado produto não implica na sua recomendação por parte da Embrapa.
3/Leve = solo de textura arenosa; Médio = solo de textura média; Pesado = Solo de textura argilosa.

Tecnologia Embrapa