Skip to Content

A Cultura da Cebola | voltar ao início


Introdução

A cebola (Allium cepa L.) é uma das hortaliças cultivadas mais importantes e de mais ampla difusão no mundo. Os primeiros registros de seu cultivo datam de cerca de 4.000 anos e foram encontrados no Egito, indicando que a domesticação da cebola iniciou-se muito tempo antes, sendo uma das hortaliças de uso mais antigo.

A cebola figura entre as primeiras plantas cultivadas introduzidas na América a partir da Europa, trazida por Cristóvão Colombo para o Caribe. O início do cultivo de cebola no Brasil ocorreu com a colonização portuguesa e expandiu-se após a chegada de imigrantes açorianos que colonizaram a região de Rio Grande, no Rio Grande do Sul e Itajaí, em Santa Catarina, durante o século XVIII e início do século XIX.

A Árvore do Conhecimento Cebola oferece informações sobre a produção de cebola, abrangendo as fases de pré-produção, produção e pós-produção, além do acesso a recursos de informação na íntegra. As informações podem ser obtidas pela navegação numa estrutura ramificada em forma de ávore hiperbólica, por hipertexto ou pelo serviço de busca.

Autor: Valter Rodrigues de Oliveira
Fonte: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cebola/arvore/CONT000gn0iyu2a02wx5ok0liq1mq7mr143w.html