Entomologia

A área de entomologia da Embrapa Hortaliças realiza as seguintes atividades:

1) Atividades de pesquisa e de transferência de tecnologias referente ao manejo integrado de insetos vetores de fitoviroses em tomate, batata, melancia e abóboras. As principais linhas de pesquisa nesta área abordam o desenvolvimento de sistemas de monitoramento populacional, o avanço do conhecimento científico sobre ecologia e comportamento de insetos vetores e suas implicações na interação vírus-inseto-planta, além do aprimoramento de táticas de controle de pragas com destaque para o manejo do ambiente de cultivo, resistência de plantas a insetos, controle biológico, controle químico e manejo agroecológico de vetores.
Atualmente, o pesquisador participa de vários projetos financiados pela Embrapa e pelo CNPq, com ênfase no manejo de moscas-brancas (Bemisia tabaci biótipo B) e fitovíroses associadas em tomateiro e batateira.

2) Atividades de pesquisa e de transferência de tecnologias associadas ao aprimoramento do manejo integrado do ácaro rajado (Tetranychus urticae) em morangueiro, incluindo pesquisas sobre levantamento de ácaros predadores da família Phytoseiidae em morangueiros no cerrado brasileiro, avaliação da suscetibilidade de cultivares de morangueiro, aprimoramento do controle biológico do ácaro rajado com a liberação massal do ácaro predador Neoseiulus californicus e uso de acaricidas biológicos a base de fungos entomopatogênicos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae, bem como do controle alternativo de T. urticae com acaricidas botânicos a base de óleos extraídos de amêndoas de nim (Azadirachta indica) e de alho.

3) Pesquisas básicas sobre a ocorrência e as perdas ocasionadas por Helicoverpa armigera (Lepidoptera: Noctuidae: Heliothinae) em hortaliças, estudos de variabilidade genética de suas populações no Brasil, a identificação e caracterização de fontes de resistência em tomateiros e o aprimoramento de sistemas de monitoramento populacional de H. armigera em tomateiro para processamento industrial.