Receitas

Torta de espinafre e alho-porró com massa

folhada


Ingredientes

Para esta receita não é preciso se preocupar com a quantidade exata de ingredientes. As quantidades são fornecidas em medidas como sugestão. Uma medida pode corresponder a 1 xícara de chá ou 3 xícaras de chá, dependendo da quantidade do prato que você quer preparar. Mantenha a proporção descrita na receita ou use uma quantidade maior ou menor de cada hortaliça em função do gosto e da disponibilidade.

  • 1 embalagem de massa folhada congelada
  • 2 medidas de espinafre picado, aproveitando-se os talos mais finos
  • 1 medida de alho porró picado em rodelas
  • Alho, sal e cebola a gosto
  • ½ medida de creme de leite
  • 2 ou mais ovos a depender da quantidade dos demais ingredientes


Modo de fazer

1.   Refogue o alho em óleo ou azeite, acrescente o alho porró e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos. Acrescente a cebola. Quando a cebola estiver translúcida, acrescente o espinafre. Tempere com sal, tampe e deixe cozinhar. Evite cozinhar em excesso, pois este prato será levado ao forno. Reserve.

2.   Bata as claras ligeiramente, acrescente as gemas e o queijo ralado e misture. Acrescente o creme de leite e misture com cuidado. Tempere com sal. Reserve. 

3.   Abra a massa folhada em uma forma untada de modo a cobrir o fundo e as laterais. Espalhe o recheio de espinafre já frio e por cima o recheio de ovos. Cubra com o restante da massa, deixando um ou dois furos para saída do vapor. Pincele gema de ovo sobre a massa. Leve para assar em forno médio.

Sugestão:  A massa folhada pode ser substituída por outra massa de torta comprada pronta ou preparada em casa. O espinafre pode ser substituído por chicória, mostarda, acelga, almeirão ou bertalha.