Use a geladeira para evitar o desperdício


A geladeira é uma poderosa aliada para aumentar a durabilidade das hortaliças na sua casa. O frio retarda vários processos que levam à deterioração destes alimentos como, por exemplo, o amarelecimento, as podridões, o murchamento, a perda de sabor e o amolecimento.

Apesar de ser uma poderosa aliada, a geladeira não é a melhor opção para o armazenamento de todas as hortaliças. Algumas delas podem ser danificadas pelo frio. Este dano pode ser aparente, com o aparecimento de manchas, áreas amolecidas e podridões, ou pode ser invisível, com alterações no sabor e na textura que você só vai perceber na hora de preparar e consumir a hortaliça.

Por isto, preste atenção nas recomendações a seguir para tirar o melhor proveito de sua geladeira.


GRUPO DE HORTALIÇAS CARACTERÍSTICAS EXEMPLOS
Grupo 1 - Mantenha sempre refrigerado Estas hortaliças se estragam rapidamente e são tolerantes ao frio. Assim que chegar em casa, coloque-as na geladeira e só retire na hora do preparo. Hortaliças de folha, alcachofra, aspargo, alho-porró, ervilha, beterraba, brócolis, cenoura, couve-flor, ervilha, mandioquinha-salsa, milho-verde, morango, nabo, rabanete, repolho.
Grupo 2 - Mantenha refrigerado se não for consumir em até 2 dias Essas hortaliças podem sofrer danos quando permanecem por muito tempo na geladeira, por isso não armazene por mais de 4 a 7 dias. Abobrinha, berinjela, chuchu, feijão-vagem, jiló, maxixe, melão, melancia, pepino, pimentão, quiabo, tomate maduro.
Grupo 3 - Mantenha em condição ambiente Na geladeira, essas hortaliças podem ter a durabilidade reduzida devido a podridões e brotamento. Abóbora seca, alho, batata, batata-doce, cebola, inhame, melancia, melão, moranga, taro, inhame, cará, tomate verde-maduro.
Grupo 4 - Mantenha sempre refrigerado Quando a casca é removida, a hortaliça perde a sua principal proteção contra o murchamento e as podridões. Por isso, nessas condições mantenha todas as hortaliças na geladeira. Todas as hortaliças, após descascar, cortar, picar ou ralar.

Para que a geladeira cumpra o seu papel de aumentar a durabilidade dos alimentos são necessários alguns cuidados em relação ao produto que será refrigerado.

1. O primeiro passo é limpar o produto, removendo partes escuras, podres e danificadas que não serão consumidas. Assim, você não gasta energia para refrigerar um produto que não irá consumir e evita que a deterioração contamine as partes sadias daquele alimento ou afete outras hortaliças.

2. Lavar antes de refrigerar pode aumentar ou diminuir a durabilidade dependendo do produto e da maneira como é feita a lavagem. Se, por um lado, a lavagem remove sujeiras e microrganismos presentes na superfície da hortaliça, a presença de água pode aumentar a deterioração se associada a pequenos ferimentos. Por isso, produtos muito sensíveis como morango, quiabo e abobrinha devem ser lavados somente antes do consumo, pois por mais cuidado que se tenha, pequenos ferimentos vão ser porta de entrada para podridões. Hortaliças folhosas como alface, couve, taioba e agrião têm boa tolerância à presença de água nas folhas e por isso podem ser lavados antes de refrigerados. Hortaliças frutos como berinjela, jiló e pimentão, e hortaliças subterrâneas como cenoura, nabo e rabanete, que têm a superfície lisa e não acumulam água na casca, podem ser lavadas em água corrente com cuidado, mas devem ser secadas antes de refrigeradas.


RECOMENDAÇÃO HORTALIÇAS
Não lave ou Lave e escorra o excesso de água Hortaliças de folha que não formam cabeça (acelga, agrião, almeirão, couve, mostarda, rúcula, taioba).
Não lave ou Lave e enxugue com pano seco ou papel toalha Berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, feijão-vagem, jiló, nabo, pepino, pimentão, rabanete, tomate.
Não lave Hortaliças de folha que formam cabeça ( repolho, endívia, couve-de-bruxelas, couve-chinesa), abobrinha, alcachofra, aspargo, alho-porró, brócolis, couve-flor, ervilha, mandioquinha-salsa, maxixe, milho-verde, morango, quiabo.

3. Sempre embale a hortaliça antes de refrigerá-la. Use saco de plástico próprio para alimentos ou vasilha tampada de vidro ou de plástico. O interior da geladeira é um ambiente seco e a hortaliça refrigerada sem embalagem irá murchar rapidamente. A embalagem também é importante para evitar que uma hortaliça armazenada sem lavagem prévia, contamine outro alimento.

Para obter informações mais detalhadas sobre cada hortaliça consulte a seção COMO CONSERVAR a partir do menu 50 HORTALIÇAS.

Na geladeira, os processos que levam à deterioração das hortaliças ocorrem mais lentamente do que à temperatura ambiente, mas continuam a acontecer. Isto quer dizer que hortaliça refrigerada tem prazo de validade.

Esse prazo de validade depende de cada espécie. Algumas espécies como repolho, cenoura, beterraba e nabo podem ser mantidas em geladeiras por vários dias sem perdas significativas de qualidade. Outras hortaliças como feijão-vagem, ervilha, aspargo, chuchu e milho-verde, mantêm a aparência de produto fresco, mas têm o sabor e a textura prejudicados após poucos dias na geladeira. Hortaliças muito perecíveis como brócolis e morango deterioram-se rapidamente mesmo em geladeira.

O prazo de validade da hortaliça na geladeira doméstica também depende das condições a que foi submetida durante o cultivo e após a colheita. Quanto mais cuidadoso é o manuseio das hortaliças pelos produtores rurais, pelos comerciantes e pelos consumidores, melhor a qualidade do produto que chega à sua casa. Quanto melhor a qualidade do produto, maior a sua durabilidade. Aproveite o clima privilegiado do Brasil, que permite a produção de hortaliças durante todo o ano, e planeje suas compras de modo a adquirir produtos frescos com maior frequência e utilize a geladeira para armazenar hortaliças por períodos de até uma semana.

Para obter informações mais detalhadas sobre cada hortaliça consulte a seção COMO CONSERVAR a partir do menu 50 HORTALIÇAS.

Siga as instruções do fabricante sobre a temperatura ideal para conservação dos alimentos e mantenha sua geladeira bem regulada e em boas condições de funcionamento. Conserve a geladeira limpa para evitar contaminação dos alimentos e remova periodicamente produtos que estejam deteriorados, evitando a contaminação dos produtos saudáveis. Antes de ir ao mercado, faça uma vistoria e liste os produtos que você tem na geladeira. Dessa forma, você evita comprar produtos que já tem em casa. Ao mesmo tempo, planeje as compras necessárias para preparar receitas com aqueles produtos que estão prestes a perder a validade.


Texto:

Milza Moreira Lana - Pesquisadora de Pós-Colheita - Embrapa Hortaliças.