Seção | Hortaliça também é carne bovina


Bife de boi ou churrasco com vinagrete; quem nunca experimentou? Bife com batata frita, outro campeão de preferência nacional. Esses são exemplos conhecidos de combinação de carne com hortaliças. Mas essa história não termina aqui. Há muitas outras maneiras de combinar esses alimentos em pratos rápidos, nutritivos e saborosos, que você pode preparar na correria do dia a dia. Se esses alimentos forem preparados na mesma panela, você também economiza tempo e gás. 

Combinar carnes com hortaliças é uma maneira de enriquecer a sua alimentação e de sua família, ao combinar os nutrientes da carne, alimento rico em proteínas, com os nutrientes das hortaliças, alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras.

Se você quer ter uma alimentação saudável, mas torce o nariz ao ouvir a palavra salada, que tal começar a ingerir hortaliças em pratos que tragam um ingrediente que você gosta? Combinada com a carne, a hortaliça traz frescor e leveza ao prato, tornando sua refeição ainda mais saborosa. Por exemplo, ao invés de usar a chicória na salada, que tal refogá-la e preparar um picadinho de carne com chicória? Se quiser um picadinho um pouco mais requintado, faça opção pelo picadinho com espinafre e gorgonzola. Se você não gosta de gorgonzola, substitua-o por outro, de preferencia um queijo que derreta facilmente em contato com o calor da carne. Voltando ao assunto salada... você já pensou em preparar um prato com carne, que seja servido frio? Pois então, não deixe de experimentar a salada de músculo. Refrescante e colorida, esse prato é feito com músculo bovino, um corte injustamente desprezado por muitos cozinheiros. Pois saiba que além de ser um dos cortes de carne de menor custo, o músculo é também uma carne saborosa e nutritiva.

Não é preciso se preocupar com a quantidade exata de ingredientes, pois não há como errar na proporção; é uma questão de gosto. Para quem nunca cozinhou hortaliça com carne, as receitas trazem as quantidades em medidas como sugestão. Uma medida pode corresponder a uma ou três xícaras de chá, dependendo da quantidade que se quer preparar. Mantenha a proporção descrita na receita ou use uma quantidade maior ou menor de cada hortaliça em função do gosto e da disponibilidade de cada ingrediente.

A partir dessas receitas, você pode criar outras combinações, descobrir novos sabores e fugir da monotonia alimentar, que consiste em comer sempre os mesmos alimentos. Uma dieta variada é importante para a manutenção da saúde, além de proporcionar mais prazer à mesa. 

Experimente também:

- Delícia de carne com jiló
- Mostarda com macarrão e carne seca

Texto: Milza Moreira Lana