Seção | Hortaliça também é macarrão


São inúmeras as combinações de macarrão com hortaliças, tanto em saladas frias quanto em pratos quentes.

A forma mais fácil de preparar esse prato é cozinhar o macarrão em água e sal, refogá-lo com alho e azeite ou óleo e acrescentar as hortaliças cruas ou cozidas, que foram preparadas à parte. Outra opção é refogar as hortaliças e em seguida juntar à mesma panela, o macarrão cozido. Você não precisa se preocupar com quantidades exatas de ingredientes. É uma questão de gosto qual hortaliça combina com qual macarrão e quanto de hortaliça você coloca nessa mistura. 

Para transformar o tradicional macarrão alho e óleo, experimente acrescentar uma ou mais das seguintes hortaliças cozidas ou refogadas: alho-porró, brócoli, espinafre, ervilha, taioba ou mostarda. Para saladas frias, as melhores opções são tomate, pepino, brócoli, milho-verde, ervilha, cenoura, aspargo e feijão-vagem. Mas esse é só o começo da conversa, pois muitas outras combinações são possíveis.

Quer ver como é fácil de fazer? Então veja as receitas de macarrão com abobrinha e gorgonzola uma excelente opção para um jantar leve e sofisticado. E para mudar a cara de duas hortaliças muito comuns no dia a dia, veja como preparar macarrão com brócoli e tomate, que pode ser servido como prato quente ou como salada fria.

As hortaliças também podem ser usadas no preparo do molho que acompanha o macarrão, como você pode conferir nas receitas de macarrão ao molho de abóbora e macarrão ao molho de morango. 

Experimente também:

- Lasanha com acelga
- Espaguete com aipo
- Talharim com brócoli
- Macarrão com couve-de-bruxelas
- Couve-chinesa com macarrão
- Mostarda com macarrão e carne seca

Vídeo

- Macarrão com abobrinha e macarrão com brócoli (duas receitas no mesmo vídeo)

Texto: Milza Moreira Lana