Sobre

Conhecidas popularmente como verduras e legumes, as hortaliças são alimentos saborosos e nutritivos que podem ser preparados de várias formas.

Ricas em vitaminas, minerais e fibras, justamente por essas qualidades as hortaliças são alimentos indispensáveis para uma dieta saudável. Devido ao baixo teor energético, o seu consumo auxilia na prevenção e controle da obesidade e, indiretamente, ajuda na prevenção de outras doenças crônicas não transmissíveis, que podem ser agravadas com o excesso de peso.

O Ministério da Saúde, em conformidade com a Organização Mundial de Saúde, recomenda a ingestão diária de hortaliças. Mas não basta apenas consumir - na busca de uma dieta saudável é recomendável alternar diferentes hortaliças a cada refeição, já que nenhum alimento específico é capaz de fornecer todos os componentes necessários a uma boa nutrição e, consequentemente, a manutenção da saúde. Nesse aspecto, o Brasil é um país privilegiado, no qual as condições de solo e clima permitem o cultivo de uma enorme diversidade de espécies de hortaliças, garantindo a disponibilidade de produtos frescos durante todo o ano.

Para ajudar você e sua família a aproveitarem toda essa diversidade, a Embrapa Hortaliças lançou o “HORTALIÇA NÃO É SÓ SALADA”, um programa com informações e dicas que vão facilitar a sua vida na hora de comprar, de conservar e de preparar esses alimentos.

Vale lembrar que o HORTALIÇA NÃO É SÓ SALADA foi idealizado quando da conclusão de outro projeto com igual temática, denominado HORTALIÇAS: COMO COMPRAR, COMO CONSERVAR E COMO CONSUMIR, fruto de uma parceria da Embrapa Hortaliças com a Emater/DF, iniciado em 1999.  Foi a partir desse ano que três agrônomos (Milza M. Lana, Mário F. Melo e Fausto F. Santos) e duas economistas domésticas (Selma A. Tavares e Maria José L.F. Matos) decidiram atuar em conjunto para escrever uma série de cartilhas para o público em geral com dois objetivos principais:

1. Contribuir para o aumento do consumo de hortaliças pela população brasileira, oferecendo várias opções de uso desses alimentos no dia a dia, por meio de receitas nutritivas, de baixo custo e fácil preparo; e

2. Colaborar para a redução das perdas pós-colheita de hortaliças, com uma série de informações à população sobre os atributos de qualidade a serem considerados na hora da compra, assim como a importância de corretos manuseio e acondicionamento das hortaliças, tanto no mercado ou feira como na residência.

Agora, com novas parcerias e novos conteúdos, a Embrapa Hortaliças disponibiliza para a população brasileira o site HORTALIÇA NÃO É SÓ SALADA.

Então, que tal conhecer os sabores e benefícios que as hortaliças podem oferecer? Para isso, é só seguir os passos recomendados a seguir:

Em HORTALIÇAS -  COMO COMPRAR, CONSERVAR E CONSUMIR, veja como avaliar a qualidade de cada hortaliça para que você adquira o melhor produto sem danificá-lo; saiba como conservar o produto adequadamente para reduzir o desperdício; e, nessa mesma seção, conheça diferentes formas de preparo de cada hortaliça para tornar as suas refeições mais ricas nutricionalmente, aproveitando toda a diversidade de cores e sabores desses alimentos.

Por outro lado, se você quer melhorar sua alimentação, mas ainda não está convencido que as hortaliças são alimentos saborosos, comece pela seção HORTALIÇA COMBINA COM TODAS AS REFEIÇÕES. Nela, você encontrará diversas formas de preparo das hortaliças em pratos que fazem parte do dia a dia da população brasileira.

Se você tem vontade de explorar novos sabores, mas tem dúvidas na hora de comprar, é hora de consultar a seção COMO OBTER O MELHOR DE CADA HORTALIÇA. Além de saber como escolher produtos de boa qualidade, você também aprenderá sobre o adequado acondicionamento e o correto manuseio para preservar o sabor e os nutrientes desses alimentos.

É sabido que as hortaliças são produtos muito perecíveis e que por isso em pouco tempo tornam-se impróprias para o consumo. Para reduzir desperdícios e, com isso, evitar prejuízos financeiros, veja as recomendações em HORTALIÇA E DINHEIRO NÃO SE JOGAM FORA, pois comida saudável também combina com economia.

Por fim, se você quer saber mais sobre a importância das hortaliças para a sua saúde e de sua família, consulte QUEM QUER SAÚDE VAI À FEIRA. Nessa seção você apreende como adaptar as receitas para pessoas com restrição alimentar e que não podem consumir determinados alimentos.

E se você já tem o ingrediente, mas falta a informação de como preparar, é só acessar o menu RECEITAS. Lá você escolhe a receita a partir da hortaliça que quer usar ou pelo tipo de preparo. Opções para almoço e jantar, sucos, sobremesas, sanduíches e muito mais; o que não faltam são opções para você trazer as hortaliças para sua cozinha e para a sua mesa.

Então, o que você está esperando? Aceite nosso convite e descubra que HORTALIÇA NÃO É SÓ SALADA, que couve não serve só para acompanhar feijoada, que quiabo é muito mais que baba e que bertalha não é um ser de outro planeta - garantimos que terá boas surpresas ao acessar o conteúdo do nosso site. Venha, vale a pena conferir!


CRÉDITOS
Concepção
Milza Moreira Lana - Pesquisadora/Embrapa Hortaliças
Leandro Lobo - Analista/Embrapa Hortaliças

Webdesign
Henrique Carvalho

Fotografias
Hortaliças: Felipe Barra 
Receitas: Henrique J.C.Moreira (Emater/DF) 
Arquivo Embrapa Hortaliças