Responsabilidade Socioambiental

Empregados de mãos dadasApoiar as estratégias de transferência de tecnologia, manter a conexão com a ciência e a pesquisa e se manter à frente das demandas da sociedade pelo conhecimento. Uma extensa pauta de prioridades da Embrapa Informação Tecnológica, cada vez mais atenta às desafiadoras ações para conciliar desenvolvimento e responsabilidade socioambiental.

 

 

Alunos acessando o site Contando Ciência na Web
Alunos navegando pelo site infantojuvenil Contando Ciência na Web

 

Seja na temática dos projetos que coordena em parceria com as demais Unidades Descentralizadas –, dentre eles a Agência Embrapa de Informação Tecnológica (Ageitec) –, seja nas publicações que edita, nos conteúdos voltados ao público infantojuvenil, como o site Contando Ciência na Web (CCWeb), o meio ambiente está sempre presente.

Capa da publicação Brinque com ciência: biomas do BrasilNas árvores do conhecimento, os biomas, as espécies arbóreas, o manejo florestal e os sistemas de plantio direto são alguns dos destaques que reforçam a importância dada às questões relacionadas à integração homem x natureza.

Para crianças e jovens estudantes, o estímulo à curiosidade e o incentivo às práticas de cidadania fazem parte do conteúdo abordado no site CCWeb, por meio das diversas seções e de projetos, como a publicação Brinque com ciência – biomas do Brasil.

Gestão ambiental


Em 2008, a Embrapa Informação Tecnológica criou a Agenda Ambiental e, em outubro de 2009, constituiu o Comitê Local de Gestão Ambiental (CLGA). Por meio do CLGA, ações conjuntas voltadas à mobilização dos empregados também vêm sendo promovidas desde 2010.

A adoção de papel reciclado nas publicações da Unidade e a aquisição de equipamento gráfico que dispensa ou utiliza em menor quantidade produtos químicos poluentes também foram providências que, gradativamente, têm substituído as formas tradicionais de produção de publicações.

Projeto Linda: Adoção e Proteção

Canecas em substituição aos copos de plástico


Caneca distribuída aos empregados para a redução no consumo de copos descartáveis

Um mural temático relacionado ao assunto e o desenvolvimento de projetos voltados à convivência harmônica entre os empregados e as espécies animais que habitam as imediações da Unidade (Projeto Linda), bem como campanhas para a redução no consumo de copos descartáveis e de energia elétrica são apenas alguns dos exemplos que reforçam o comprometimento da Embrapa Informação Tecnológica com o papel de responsabilidade socioambiental a desempenhar.