Programa de Incentivo às Práticas de Mentoria

 

Mentoria é um recurso para o desenvolvimento profissional e a gestão do conhecimento, com o qual um profissional mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens experiências e conhecimentos. Esta técnica está em expansão no mundo corporativo e a Embrapa Informática Agropecuária optou pela sua adoção, implantando um Programa de Incentivo às Práticas de Mentoria, que visa instrumentalizar os empregados mais experientes na transmissão de seu conhecimento acumulado e ainda proporcionar e promover a aproximação destes empregados com os que estão na fase inicial de carreira.

Em 2016, foram realizados 10 encontros, mediados por consultora contratada, com empregados identificados como potenciais mentores.Os encontros abordaram os  temas: Modelos Mentais; Domínio Pessoal; Inteligência Emocional; Comunicação Multidimensional; Como eu me vejo e como o outro me vê; Visão Sistêmica; Ensinar a aprender; Observações, Opiniões e Feedback; O conhecedor agora como mentor; Mudar é um desafio; Como estimular? Tudo isso e as necessidades do mercado.

 

Foto: Beatriz Guimarães

Treinamento do Programa de Incentivo às Práticas de Mentoria

 

O Programa de Incentivo às Práticas de Mentoria promove a formação de vínculos positivos entre os empregados em fase inicial de carreira com aqueles mais experientes, de forma a facilitar a transmissão e apropriação dos conhecimentos tácitos acumulados por estes últimos aos primeiros. Dessa forma, está sendo construída parte da memória organizacional, além de redes de relacionamento capazes de alavancar o conhecimento e desenvolvimento de competências dos mentorados.