Articulação Internacional

 

Desde 2016, a Unidade participa de um programa corporativo de cooperação internacional chamado Labex Invertido. O programa permite que cientistas de outros países desenvolvam projetos com pesquisadores da Embrapa no Brasil, possibilitando a troca de conhecimento entre instituições de pesquisa.

O pesquisador visitante participante do programa é o norte-americano Michael Keller, cientista do Serviço Florestal Americano, órgão vinculado ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O cientista coordena o projeto Paisagens Sustentáveis, que busca desenvolver capacidade técnica para medir e amenizar os efeitos de gases responsáveis pelo efeito estufa nas florestas.

 

Ações de Articulação de Parcerias Internacionais

Foram assinados memorandos de entendimento com a University of Kansas (KU, Estados Unidos) e o Institut National de la Recherche Agronomique (Inra, França), além da manutenção do licenciamento da tecnologia Ainfo (Sistema de Gestão do Acervo Documental e Digital da Embrapa) para o Instituto Nacional de Investigación Agropecuária (Inia, Uruguai).

Com o intuito de estreitar o relacionamento institucional e prospectar oportunidades de parcerias junto a corporações internacionais, a Embrapa Informática Agropecuária recebeu a visita de representantes de organizações da Alemanha, Argentina, Estados Unidos, França e Japão.