TerraClass

 

O biênio 2015-2016 marcou o lançamento de mais duas edições do projeto TerraClass. Em 2016, a Embrapa e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apresentaram, em solenidade no Ministério do Meio Ambiente, dados sobre o uso e cobertura da terra nas áreas desflorestadas da Amazônia Legal referentes aos anos 2004 e 2014. Com base nesses mapas, foi também apresentada uma avaliação da dinâmica do uso e cobertura da terra nessa região ao longo de uma década, considerando-se os outros três estudos já realizados nos anos de 2008, 2010 e 2012.

Em 2015 o foco do estudo foi o bioma Cerrado. O projeto TerraClass Cerrado 2013, trouxe um retrato do uso e cobertura da terra no bioma que conta com uma parcela significativa da produção agrícola nacional, ao mesmo tempo em que abriga uma extraordinária biodiversidade. Este desenvolvimento foi realizado junto ao Ministério do Meio Ambiente, e visa identificar, delimitar e mapear as áreas naturais e antrópicas no Cerrado, ano base 2013, gerar mapas e estatísticas sobre o uso e cobertura da terra para o Cerrado e divulgar e disponibilizar amplamente os dados e as informações geradas.

Seu potencial reside em apoiar de forma estruturante, políticas públicas relacionadas aos seus respectivos biomas (Amazônia e Cerrado) para definição de áreas prioritárias para conservação da biodiversidade e do uso sustentável, conservação de solos, segurança hídrica,  zoneamento ecológico-econômico, recuperação de áreas degradadas e gestão de espécies ameaçadas, como por exemplo o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).

Esse resultado teve a parceria da Embrapa Monitoramento, além de várias instituições externas.



 

Foto: Alexandre Coutinho

Cerrado

Foto: Alexandre Coutinho