Foto de João de Mendonça Naime

Chefe Geral

João de Mendonça Naime

Engenheiro Eletrônico formado pela USP/EESC (São Carlos - SP) com Mestrado em Engenharia Eletrônica e Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP/EESC. Pesquisador da Embrapa Instrumentação desde 1989. De setembro de 2010 a março de 2015 exerceu o cargo de Chefe-adjunto de P&D da Embrapa Instrumentação. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em automação de processos, atua principalmente nos temas: Instrumentação Agropecuária; desenvolvimento de instrumentos e softwares baseados em técnicas nucleares aplicados à Física do Solo e plantas (tomógrafos e analisador de tamanhos de partículas); desenvolvimento de softwares e automação de sensores de interesse agrícola. Em 13 de julho de 2015 assume a chefia geral da Embrapa Instrumentação, para um mandato de 3 anos, podendo ser reconduzido por igual período.

Currículo Lattes


Foto de José Manoel Marconcini

Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento

José Manoel Marconcini

Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1995) com ênfase em Materiais Poliméricos. Realizou trabalho na área de Biomateriais, na avaliação da qualidade de cimentos acrílicos ósseos, em equipe multidisciplinar no IOT-HC-FMUSP e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre 1994 e 1996. Mestrado em Química, área de concentração Físico-Química, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000) no tema de Imobilização de enzimas em derivados de celulose. Doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2005), na área de Blendas de Poliolefinas e PET reciclados. Foi bolsista de desenvolvimento tecnológico Industrial (DTI) do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento- LACTEC, em Curitiba - PR, trabalhando no tema de Desenvolvimento de metodologias de análise de polímeros por infravermelho com reflectância total atenuada (FTIR-ATR) e ressonância magnética nuclear (RMN) (2006). Pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária - CNPDIA, atuando na área de Nanotecnologia, com Materiais Compósitos e Novos Materiais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: blendas poliméricas, reciclagem, poliolefinas recicladas, PET reciclado, celulose, enzimas imobilizadas e nanocompósitos de matriz polimérica. Em 02 de julho de 2018 assume o cargo de Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento.

Currículo Lattes


Foto de Débora Marcondes Bastos Pereira Milori

Chefe Adjunta de Transferência de Tecnologia

Débora Marcondes Bastos Pereira Milori

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos - USP, pós-doutorado na Embrapa Instrumentação, onde atualmente é pesquisadora sênior. Sua área de pesquisa na Embrapa é ótica e fotônica aplicada à agricultura e ao meio ambiente. Trabalha com o desenvolvimento de métodos, sensores e equipamentos para a análise de solos, plantas e fertilizantes. Nesta linha destacam-se o desenvolvimento de métodos utilizando a espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser para quantificação de carbono, nutrientes e contaminantes no solo, e o desenvolvimento de sistemas portáteis para o diagnóstico de doenças em plantas.

Currículo Lattes


Foto de Odemilson Fernando Sentanin

Chefe Adjunto de Administração

Odemilson Fernando Sentanin

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), na área de Economia, Organização e Gestão do Conhecimento, Mestre em Engenharia de Produção também pela Universidade de São Paulo (USP), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), e graduado em Administração de Empresas. Atua na Embrapa Instrumentação desde 1994 como Analista, onde já exerceu atividades nas áreas de patrimônio e serviços, gestão de pessoas e assessoria administrativa. Em 22 de março de 2011 assume a Chefia Adjunta de Administração.

Currículo Lattes