Web Content Display
O evento
- Baixe aqui os Anais da 15ª Jornada Científica.
- Confira a ordem de apresentações dos trabalhos aqui.
A Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura tem por objetivo reunir apresentações de bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) — com ênfase nos bolsistas de Iniciação Científica/Cotas dessas instituições —, de estagiários vinculados a projetos da Embrapa, de nível médio, graduação e pós-graduação. O evento representa uma verdadeira amostra da pesquisa que é realizada nesta instituição e do valor dado por ela à formação de recursos humanos com foco na entrega de resultados de relevância para a sociedade, de tecnologias inovadoras e de ciência de alto nível.
A 15ª edição do evento vai ser realizada mais uma vez de forma virtual de 27 de setembro a 1° de outubro, com o tema "Mulheres na Ciência: desafios, oportunidades e conquistas". Além das apresentações dos trabalhos científicos realizados pelos bolsistas, a programação inclui palestras de convidados internos e externos, numa tentativa de trazer informações relevantes e que agreguem conhecimento ao público participante do evento, em especial os estudantes que estão em processo de formação.
A palestra de abertura "Trajetória na medicina e na gestão pública" vai ser ministrada pela médica Adélia Pinheiro, titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia. Já a engenheira-agrônoma Maria Auxiliadora Coêlho de Lima, pesquisadora da Embrapa Semiárido (Petrolina (PE) e chefe-geral desde 1º de setembro, vai apresentar a palestra "Uma trajetória na fruticultura tropical". Outra palestrante é a engenheira-agrônoma Juliana de Freitas Astúa, presidente da Sociedade Brasileira de Fitopatologia (SBF) e pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura sediada no campo avançado da capital paulista, que vai falar sobre sua trajetória na fitopatologia.
Os trabalhos inscritos recebem notas em critérios relacionados aos resumos e às apresentações:
Resumos: i) uso do modelo e observância das normas; ii) clareza e objetividade do texto, coerência técnica e ortografia e gramática; iii) seção significado e impacto do trabalho (explicação de cada trabalho para o público não especializado), em especial a compreensão do texto;
Miniwebinars e videopôsteres: i) coerência entre objetivos, resultados e conclusão; ii) clareza e objetividade; iii) segurança e domínio do conteúdo; iv) respostas às perguntas da banca examinadora; v) uso do tempo, recursos audiovisuais e qualidade estética.
Os melhores de cada categoria vão receber prêmios oferecidos pelos patrocinadores. O estudante e o orientador do trabalho mais bem avaliado recebem o Troféu Orlando Passos, que leva o nome de um dos pesquisadores mais experientes e queridos da Unidade. Também será oferecido o prêmio especial de Matemática e Estatística em Ciências Agrárias para o trabalho que melhor abordar o delineamento experimental, a análise de dados e a apresentação dos resultados obtidos.
Os trabalhos são divididos em oito áreas: Avaliação de impactos e estudo de mercado; Biotecnologia; Desenvolvimento de variedades; Manejo das principais doenças e insetos-praga; Manejo de recursos naturais; Qualidade de fruto e raiz; Recursos genéticos; e Sistemas de produção.
Em 2021, o Concurso de Fotografia Científica terá como novidade a premiação em três segmentos: alunos/estagiários; assistentes, técnicos e analistas de laboratório e de campo; e pesquisadores.
O evento tem o patrocínio da Associação de Empregados da Embrapa (AEE), Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf) – seção Cruz das Almas, Acrilight, Bioenergia Orgânicos, Faculdade Maria Milza (Famam), Fisk Centro de Ensino de Cruz das Almas, Unicesumar e Supera Ginástica Cerebral.
Comissão Organizadora
Francisco Ferraz Laranjeira Barbosa
Márcio Eduardo Canto Pereira
Alessandra de Camargo Vale
Léa Ângela Assis Cunha
Maria da Conceição Pereira da Silva
Comissão Técnico-Científica e de Avaliação
Francisco Ferraz Laranjeira Barbosa
Márcio Eduardo Canto Pereira
Ana Lúcia Borges
Cinara Fernanda Garcia Morales
Lucidalva Ribeiro Gonçalves Pinheiro
Sônia Maria Sobral Cordeiro
Pós-doutorandos da Embrapa Mandioca e Fruticultura
Pesquisadores e professores convidados
Comissão de Comunicação e Transmissão
Alessandra de Camargo Vale
Anapaula Rosário Lopes
Léa Ângela Assis Cunha
Luciano Vidal Pontes
Comissão de Finanças
Francisco Ferraz Laranjeira Barbosa
Fabiana Ferraz Aud
Comissão de Premiação
Anapaula Rosário Lopes
Benedito Batista Conceição
Fabiana Ferraz Aud
Maria da Conceição Pereira da Silva
Web Content Display