Web Content Display

Web Content Display

Web Content Display

O evento

 

Confira a ordem das apresentações aqui.

A Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura tem por objetivo reunir apresentações de bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) — com ênfase nos bolsistas de Iniciação Científica/Cotas dessas instituições —, de estagiários e bolsistas vinculados a projetos da Embrapa, de nível médio, graduação e pós-graduação. O evento representa uma verdadeira amostra da pesquisa que é realizada nesta instituição e do valor dado por ela à formação de recursos humanos com foco na entrega de resultados de relevância para a sociedade, de tecnologias inovadoras e de ciência de alto nível.

A edição deste ano será realizada de 24 a 28 de outubro, com o tema "Ciência no cotidiano". Será retomado o formato presencial, com apresentações orais (ao vivo) e de videopôsteres (gravadas). Além das apresentações dos trabalhos científicos realizados pelos bolsistas, a programação inclui palestras de convidados internos e externos, numa tentativa de trazer informações relevantes no tema do evento e que agreguem conhecimento ao público participante, em especial os estudantes que estão em processo de formação.

A palestra de abertura, às 14h do dia 24, será realizada pelo engenheiro químico e pós-doc em Nanomateriais Rogério Faria, fundador da Krilltech Nanotecnologia Agro, e tem o título "Da bancada para o campo: desafios do escalonamento de produção". A segunda palestra do evento vai ser apresentada no dia 26, às 10h, por Bruna Machado, pesquisadora do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Sistemas Avançados de Saúde do Senai Cimatec, que vai falar sobre "Abordagem tecnológica sobre o desenvolvimento de uma nova vacina para a Covid-19 baseada na tecnologia de replicon de RNA".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalhos

Os trabalhos inscritos no evento recebem notas em critérios relacionados aos resumos e às apresentações:

Resumos: i) uso do modelo e observância das normas; ii) clareza e objetividade do texto, coerência técnica, e ortografia e gramática; iii) seção significado e impacto do trabalho (explicação do trabalho para o público não especializado), em especial a compreensão do texto;

Apresentações orais e de videopôsteres: i) coerência entre objetivos, resultados e conclusão; ii) clareza e objetividade; iii) segurança e domínio do conteúdo; iv) respostas às perguntas da banca examinadora; v) uso do tempo, recursos audiovisuais e qualidade estética.

Os melhores de cada categoria receberão prêmios oferecidos pelos patrocinadores. O estudante e o orientador do trabalho mais bem avaliado recebem o Troféu Orlando Passos, que leva o nome de um dos pesquisadores mais experientes e queridos da Unidade. O Prêmio Especial de Matemática e Estatística em Ciências Agrárias será oferecido ao trabalho que melhor abordar o delineamento experimental, a análise de dados e a apresentação dos resultados obtidos. Este ano criamos o Prêmio ODS, que reconhecerá o trabalho mais alinhado ao atendimento de um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Este ano o Prêmio ODS estará homenageando o pesquisador José Eduardo Borges de Carvalho, que dedicou mais de 40 anos em pesquisas focadas no desenvolvimento sustentável da produção agrícola, notadamente a citricultura.

Os trabalhos serão divididos em nove áreas:

- Agricultura digital;
- Avaliação de impactos e estudos de mercado;
- Biotecnologia;
- Ciência e Tecnologia de Alimentos;
- Desenvolvimento de variedades;
- Fitossanidade;
- Recursos genéticos;
- Recursos naturais; e
- Sistemas de produção.

Em 2022, o Concurso de Fotografia Científica terá apenas um segmento: aluno-bolsista.

A Comissão Organizadora deseja um ótimo evento a todos!

 

Comissão Organizadora
Eduardo Chumbinho de Andrade
Fabiana Ferraz Aud
Márcio Eduardo Canto Pereira
Léa Ângela Assis Cunha
Maria da Conceição Pereira da Silva

 

Comissão Técnico-Científica e de Avaliação
Eduardo Chumbinho de Andrade
Márcio Eduardo Canto Pereira
Ana Lúcia Borges
Lucidalva Ribeiro Gonçalves Pinheiro
Sônia Maria Sobral Cordeiro
Pós-doutorandos da Embrapa Mandioca e Fruticultura
Pesquisadores e professores voluntários e convidados

 

Comissão de Comunicação e Transmissão
Alessandra de Camargo Vale
Anapaula Rosário Lopes
Léa Ângela Assis Cunha
Luciano Vidal Pontes
Maria da Conceição Pereira da Silva

 

Comissão de Finanças
Eduardo Chumbinho de Andrade
Fabiana Ferraz Aud
Taliane Leila Soares

 

Comissão de Premiação
Anapaula Rosário Lopes
Benedito Batista Conceição
Fabiana Ferraz Aud
Maria da Conceição Pereira da Silva
Taliane Leila Soares

 

Web Content Display