Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos

Desenvolve atividades de pesquisa com variedades de fruteiras e mandioca melhoradas e com acessos provenientes dos bancos ativos de germoplasmas (BAG) da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Os objetivos principais das pesquisas são identificar genótipos com características superiores ou iguais às variedades comerciais disponíveis no mercado, subsidiar as pesquisas da área de melhoramento genético na identificação de genótipos promissores para futuros cruzamentos, além de desenvolver produtos alimentícios com potencial funcional. A fim de atingir tais objetivos são realizadas avaliações físico-químicas e sensoriais de variedades melhoradas e caracterização de materiais do BAG quanto a compostos de interesse, tais como compostos bioativos e amido de mandioca.
A infraestrutura do LCTA é composta pelos seguintes setores: instrumentação, físico-química, compostos bioativos, microbiologia de alimentos, análise sensorial e planta piloto.
 

Tipos de análises

  • Físico-químicas;
  • Sensoriais de mandioca e frutas e de seus produtos;
  • Processamento em nível de bancada para produtos de fruta e em escala piloto para produtos de mandioca, ligadas às pesquisas da Unidade.

Gestor

Ronielli Cardoso Reis – ronielli.reis@embrapa.br

Equipe

Pesquisadores:
Eliseth de Souza Viana
Luciana Alves de Oliveira
Ronielli Cardoso Reis

Analista:
Jaciene Lopes de Jesus