Atribuições das Unidades

O processo e o fluxo editorial

Atribuições das Unidades

O processo de produção de uma publicação envolve três fases, como mostra o Fluxo de Atividades Editoriais.

A Fase A envolve, basicamente, as etapas de decisão, de geração e de organização dos originais e de aprovação, pelo Comitê Local de Publicações (CLP) da Unidade, para publicação.

A Fase B envolve as etapas de editoração (produção editorial), ou seja, a supervisão das atividades de adaptação, de marcações, de revisões, de projeto gráfico, etc.

A Fase C, denominada produção gráfica, envolve as etapas relacionadas à confecção física da publicação, as quais vão desde a gravação das chapas até o acabamento.

Na Embrapa, a participação das Unidades na produção de uma publicação pode ser definida conforme o tipo de envolvimento delas em cada fase do fluxo editorial.

Unidade Responsável pelo Conteúdo – É a Unidade que tem a responsabilidade  pelo desenvolvimento das etapas da fase A, do fluxo editorial. A Unidade gera e/ou avalia, aprova ou não o conteúdo técnico e científico dos originais da obra; e orienta ao(s) editor(es) técnico(s) e/ou ao(s) autor(es) sobre o cadastramento autoral no CGPE. Geralmente o(s) editor(es) técnico(s) e/ou o(s) autor(es) do texto pertence(m) ao quadro de empregados da Unidade.

A Unidade Responsável pelo Conteúdo pode também, fazer parceria com outra(s) Unidade(s) ou com empresa(s) pública(s) ou privada(s). Em caso de parceria entre duas ou mais Unidades da Embrapa, cada uma será responsável pela solicitação e orientação no cadastramento autoral no CGPE. Em caso de parceria com empresa(s) pública(s) ou privada(s), essa Unidade será responsável pela solicitação e orientação no cadastramento dos autores externos.

Obs.: Qualquer Unidade pode desenvolver as fases A, B e C do fluxo editorial, tornando-se, assim, tanto uma Unidade Responsável pelo Conteúdo quanto uma Unidade Responsável pela Edição. Nesse caso, o Comitê Local de Publicações (CLP) dessa Unidade providenciará os termos para assinatura do(s) autor(es), etc.

Unidade Responsável pela Edição – É a Unidade que coordena e supervisiona a produção editorial e gráfica, referida nas etapas das fases B e C do fluxo editorial. Os profissionais que desenvolvem as atividades de editoração (fase B), tais como o projetista gráfico, o fotógrafo, o bibliotecário, o revisor etc., geralmente pertencem ao quadro efetivo de empregados da Empresa. Contudo pode ocorrer, também, sob a supervisão desta Unidade, a contratação de serviço de terceiros para o desempenho das atividades de editoração.

A Unidade Responsável pela Edição pode também fazer parceria com outra(s) Unidade(s), com empresa(s) pública(s) ou com empresa(s) privada(s), para que executem, sob a sua supervisão, as atividades de editoração.

As atividades das etapas da produção gráfica (fase C) podem ser desenvolvidas pela própria Unidade ou então podem ser contratados os serviços de uma empresa – que, no entanto, ficarão sob a supervisão da Unidade Editora – para desenvolvê-las.

ATENÇÃO: A Unidade Responsável pela Edição deve solicitar à empresa terceirizada a versão final editável dos trabalhos realizados por meio de contratos de prestação de serviços terceirizados ou em parceria entre a Embrapa e outras instituições (tanto daqueles em formato impresso, quanto daqueles em formato digital), a fim de permitir futuras reedições ou reimpressões.

A Unidade Responsável pela Edição é também a responsável pela solicitação do número do ISBN ou do ISSN, do cadastramento da publicação no CGPE, pelos termos para assinatura dos autores (principais e secundários), pelo envio de dois exemplares à biblioteca da sede para o registro na Coleção Memória Embrapa, pela distribuição prevista na RN nº 14/2001 e pela comercialização da obra, se for o caso.