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Apresentação do artigo científico

A ordenação do artigo deve ser feita da seguinte forma:

Artigos em português – Título, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Resumo, Termos para indexação, título em inglês, Abstract, Index terms, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos, Referências, tabelas e figuras.

Artigos em inglês – Título, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Abstract, Index terms, título em português, Resumo, Termos para indexação, Introduction, Materials and Methods, Results and Discussion, Conclusions, Acknowledgements, References, tables, figures.

Artigos em espanhol – Título, autoria, endereços institucionais e eletrônicos, Resumen, Términos para indexación; título em inglês, Abstract, Index terms, Introducción, Materiales y Métodos, Resultados y Discusión, Conclusiones, Agradecimientos, Referencias, cuadros e figuras.

O título, o resumo e os termos para indexação devem ser vertidos fielmente para o inglês, no caso de artigos redigidos em português e espanhol; e para o português, no caso de artigos redigidos em inglês.

O artigo científico deve ter no máximo 20 páginas, incluindo-se as ilustrações (tabelas e figuras), que devem ser limitadas a seis, sempre que possível.

Título

  • Deve representar o conteúdo e o objetivo do trabalho e ter no máximo 15 palavras, incluindo-se os artigos, as preposições e as conjunções.
  • Deve ser grafado em letras minúsculas, exceto a letra inicial, e em negrito.
  • Deve ser iniciado com palavras-chaves e não com palavras como “efeito” ou “influência”.
  • Não deve conter nome científico, exceto de espécies pouco conhecidas; neste caso, apresentar somente o nome binário.
  • Não deve conter subtítulo, abreviações, fórmulas e símbolos.
  • As palavras do título devem facilitar a recuperação do artigo por índices desenvolvidos por bases de dados que catalogam a literatura.

Nomes dos autores

  • Grafar os nomes dos autores com letra inicial maiúscula, por extenso, separados por vírgula; os dois últimos são separados pela conjunção “e”, “y” ou “and”, no caso de artigo em português, espanhol ou inglês, respectivamente.
  • O último sobrenome de cada autor deve ser seguido de um número em algarismo arábico, em forma de expoente, entre parênteses, correspondente à chamada de endereço do autor.

Endereço dos autores

  • São apresentados abaixo dos nomes dos autores, o nome e o endereço postal completos da instituição e o endereço eletrônico dos autores, indicados pelo número em algarismo arábico, entre parênteses, em forma de expoente. Devem ser agrupados pelo endereço da instituição.
  • Os endereços eletrônicos de autores da mesma instituição devem ser separados por vírgula.

Resumo

  • O termo "Resumo" deve ser grafado em letras minúsculas, exceto a letra inicial, na margem esquerda, e separado do texto por travessão.
  • Deve conter, no máximo, 200 palavras, incluindo números, preposições, conjunções e artigos.
  • Deve ser elaborado em frases curtas e conter o objetivo, o material e os métodos, os resultados e a conclusão.
  • Não deve conter citações bibliográficas nem abreviaturas.
  • O final do texto deve conter a principal conclusão, com o verbo no presente do indicativo.

Termos para indexação

  • A expressão "Termos para indexação", seguida de dois-pontos, deve ser grafada em letras minúsculas, exceto a letra inicial.
  • Os termos devem ser separados por vírgula e iniciados com letra minúscula.
  • Devem ser no mínimo três e no máximo seis, considerando-se que um termo pode possuir duas ou mais palavras.
  • Não devem conter palavras que componham o título.
  • Devem conter o nome científico (só o nome binário) da espécie estudada.
  • Devem, preferencialmente, ser termos contidos no Agrovoc Multilingual Agricultural Thesaurus ou no Índice de Assuntos da base Scielo .

Introdução

  • A palavra "Introdução" deve ser centralizada e grafada em letras minúsculas, exceto a letra inicial, e em negrito.
  • Deve apresentar a justificativa para a realização do trabalho, situar a importância do problema científico a ser solucionado e estabelecer sua relação com outros trabalhos publicados sobre o assunto.
  • O último parágrafo deve expressar o objetivo de forma coerente com o descrito no início do Resumo.

Material e Métodos

  • A expressão "Material e Métodos" deve ser centralizada, grafada em letras minúsculas e em negrito, exceto as letras iniciais.
  • Deve ser organizado, de preferência, em ordem cronológica.
  • Deve apresentar a descrição do local, a data e o delineamento do experimento, e indicar os tratamentos, o número de repetições e o tamanho da unidade experimental.
  • Deve conter a descrição detalhada dos tratamentos e variáveis.
  • Deve-se evitar o uso de abreviações ou siglas.
  • Os materiais e os métodos devem ser descritos de modo que outro pesquisador possa repetir o experimento.
  • Devem ser evitados detalhes supérfluos e extensas descrições de técnicas de uso corrente.
  • Deve conter informação sobre os métodos estatísticos e as transformações de dados.
  • Deve-se evitar o uso de subtítulos; quando indispensáveis, grafá-los em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial, na margem esquerda da página.

Resultados e Discussão

  • A expressão "Resultados e Discussão" deve ser centralizada e grafada em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial.
  • Todos os dados apresentados em tabelas ou figuras devem ser discutidos.
  • As tabelas e as figuras são citadas sequencialmente.
  • Os dados das tabelas e figuras não devem ser repetidos no texto, mas discutidos em relação aos apresentados por outros autores.
  • Evitar o uso de nomes de variáveis e tratamentos abreviados.
  • Dados não apresentados não podem ser discutidos.
  • Não deve conter afirmações que não possam ser sustentadas pelos dados obtidos no próprio trabalho ou por outros trabalhos citados.
  • As chamadas às tabelas ou às figuras devem ser feitas no final da primeira oração do texto em questão; se as demais sentenças do parágrafo referirem-se à mesma tabela ou figura, não é necessária nova chamada.
  • Não apresentar os mesmos dados em tabelas e em figuras.
  • As novas descobertas devem ser confrontadas com o conhecimento anteriormente obtido.

Conclusões

  • O termo "Conclusões" deve ser centralizado e grafado em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial.
  • Devem ser apresentadas em frases curtas, sem comentários adicionais, com o verbo no presente do indicativo.
  • Devem ser elaboradas com base no objetivo do trabalho.
  • Não podem consistir no resumo dos resultados.
  • Devem apresentar as novas descobertas da pesquisa.
  • Devem ser numeradas e no máximo cinco.

Agradecimentos

  • A palavra "Agradecimentos" deve ser centralizada e grafada em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial.
  • Devem ser breves e diretos, iniciando-se com “Ao, Aos, À ou Às” (pessoas ou instituições).
  • Devem conter o motivo do agradecimento.

Referências

  • A palavra Referências deve ser centralizada e grafada em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial.
  • Devem ser de fontes atuais e de periódicos: pelo menos 70% das referências devem ser dos últimos 10 anos e 70% de artigos de periódicos.
  • Devem ser normalizadas de acordo com a NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (2002b), com as adaptações descritas a seguir.
  • Devem ser apresentadas em ordem alfabética, sem numeração, de acordo com o nome dos primeiros autores das publicações referenciadas.
  • Devem apresentar os nomes de todos os autores da obra, separados por ponto-e-vírgula. 
  • Devem conter os títulos das obras ou dos periódicos grafados em negrito.
  • Devem conter somente a obra consultada, no caso de citação de citação.
  • Devem registrar uma data de publicação, mesmo que aproximada.
  • Devem ser 30, no máximo.

Exemplos

Artigos de Anais de Eventos (somente trabalhos completos)

BRANDÃO, Z.N.; GREGO, C.R.; MANJOLIN, R.C. Geoestatistical tools and spectral measurements from AWiFs data for evaluation of N and P contents in cotton leaves. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 18., 2017, Santos. Anais. Santos: Inpe, 2017. p.2408-2415.

Artigos de periódicos

GERMER, S.P.M.; LUZ, G.M.; SILVA, L.B. da; SILVA, M.G. da; MORGANO, M.A.; SILVEIRA, N.F. de A. Fruit dragée formulated with reused solution from pineapple osmotic dehydration. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.52, p.806-813, 2017. DOI: 10.1590/s0100-204x2017000900013.

Capítulos de livros

LUENGO, R. de F.A. Colheita, manuseio e comercialização. In: NICK, C.; BORÉM, A. (Ed.). Alho: do plantio à colheita. Viçosa: Ed. da UFV, 2017. p.159-173.

Livros

SANTOS, H.G. dos; JACOMINE, P.K.T.; ANJOS, L.H.C. dos; OLIVEIRA, V.A. de; LUMBRERAS, J.F.; COELHO, M.R.; ALMEIDA, J.A. de; CUNHA, T.J.F.; OLIVEIRA, J.B. de. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3.ed.rev. e ampl. Brasília: Embrapa, 2013. 353p.

Tese e dissertação

REIS, P.C.M. dos R. Análise estrutural e propriedades tecnológicas da madeira de espécies da Amazônia. 2017. 81p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.

Fontes eletrônicas

FAO. Food and Agriculture Organization of the United Nations. Faostat. 2016. Available at: ˂http://faostat.fao.org˃. Accessed on: Mar. 15 2016.

Citações

  • Não são aceitas citações de dados não publicados, comunicação pessoal, resumos e publicação no prelo.
  • Evitar a autocitação.
  • Devem ser normalizadas de acordo com a NBR 10520 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (2002a), com as adaptações descritas a seguir.

Redação das citações dentro de parênteses

  • Citação com um autor: sobrenome grafado com a primeira letra maiúscula, seguido de vírgula e ano de publicação.
  • Citação com dois autores: sobrenomes grafados com a primeira letra maiúscula, separados pelo "e" comercial (&), seguidos de vírgula e ano de publicação.
  • Citação com mais de dois autores: sobrenome do primeiro autor grafado com a primeira letra maiúscula, seguido da expressão "et al.", sem itálico, vírgula e ano de publicação.
  • Citação de mais de uma obra: deve obedecer à ordem cronológica e em seguida à ordem alfabética dos autores.
  • Citação de mais de uma obra dos mesmos autores: os nomes destes não devem ser repetidos; colocar os anos de publicação separados por vírgula.
  • Citação de citação: não são aceitas.

Redação das citações fora de parênteses

  • Citações com os nomes dos autores incluídos na sentença: seguem as orientações anteriores, com os anos de publicação entre parênteses; são separadas por vírgula.

Fórmulas, expressões e equações matemáticas

  • Devem ser iniciadas à margem esquerda da página e apresentar tamanho padronizado da fonte Times New Roman.
  • Não devem apresentar letras em itálico ou negrito, à exceção de símbolos escritos convencionalmente em itálico.

Tabelas

  • As tabelas devem ser numeradas sequencialmente, com algarismo arábico, e apresentadas em folhas separadas, no final do texto, após as referências.
  • Devem ser autoexplicativas.
  • Seus elementos essenciais são: título, cabeçalho, corpo (colunas e linhas) e coluna indicadora dos tratamentos ou das variáveis.
  • Os elementos complementares são: notas de rodapé e fontes bibliográficas.
  • Título, com ponto no final, deve ser precedido da palavra Tabela, em negrito; deve ser claro, conciso e completo; deve incluir o nome (vulgar ou científico) da espécie e das variáveis dependentes.
  • No cabeçalho, os nomes das variáveis que representam o conteúdo de cada coluna devem ser grafados por extenso; se isso não for possível, explicar o significado das abreviaturas no título ou nas notas de rodapé. 
  • Todas as unidades de medida devem ser apresentadas segundo o Sistema Internacional de Unidades.
  • Nas colunas de dados, os valores numéricos devem ser alinhados pelo último algarismo.
  • Nenhuma célula (cruzamento de linha com coluna) deve ficar vazia no corpo da tabela; dados não apresentados devem ser representados por hífen, com uma nota de rodapé explicativa.
  • Na comparação de médias de tratamentos, são utilizadas, no corpo da tabela, na coluna ou na linha, à direita do dado, letras minúsculas ou maiúsculas, com a indicação em nota de rodapé do teste utilizado e a probabilidade.
  • Devem ser usados fios horizontais para separar o cabeçalho do título e do corpo; usá-los ainda na base da tabela, para separar o conteúdo dos elementos complementares. Fios horizontais adicionais podem ser usados dentro do cabeçalho e do corpo. Fios verticais não devem ser usados.
  • As tabelas devem ser editadas em arquivo Word, usando os recursos do menu Tabela. Não se deve fazer espaçamento utilizando a barra de espaço do teclado, e sim o recurso recuo do menu Formatar parágrafo.

Notas de rodapé das tabelas

  • Notas de fonte: indicam a origem dos dados que constam da tabela; as fontes devem constar nas referências.
  • Notas de chamada: são informações de caráter específico sobre partes da tabela, para conceituar dados. São indicadas em algarismo arábico, na forma de expoente, entre parênteses, à direita da palavra ou do número, no título, no cabeçalho, no corpo ou na coluna indicadora. São apresentadas de forma contínua, sem mudança de linha, separadas por ponto.
  • Para indicação de significância estatística, são utilizadas, no corpo da tabela, na forma de expoente, à direita do dado, as chamadas ns (não-significativo); * e ** (significativo a 5 e 1% de probabilidade, respectivamente).

Figuras

  • São consideradas figuras: gráficos, desenhos, mapas e fotografias usados para ilustrar o texto.
  • Só devem acompanhar o texto quando forem absolutamente necessárias à documentação dos fatos descritos.
  • O título da figura, sem negrito, deve ser precedido da palavra Figura, do número em algarismo arábico, e do ponto, em negrito.
  • Devem ser autoexplicativas.
  • A legenda (chave das convenções adotadas) deve ser incluída no corpo da figura, no título, ou entre a figura e o título.
  • Nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y devem ter iniciais maiúsculas, e devem ser seguidas das unidades entre parênteses.
  • Figuras não originais devem conter, após o título, a fonte de onde foram extraídas; as fontes devem ser referenciadas.
  • O crédito para o autor de fotografias é obrigatório, como também é obrigatório o crédito para o autor de desenhos e gráficos que tenham exigido ação criativa em sua elaboração.
  • As unidades, a fonte (Times New Roman) e o corpo das letras em todas as figuras devem ser padronizados.
  • Os pontos das curvas devem ser representados por marcadores contrastantes, como: círculo, quadrado, triângulo ou losango (cheios ou vazios).
  • Os números que representam as grandezas e respectivas marcas devem ficar fora do quadrante.
  • As curvas devem ser identificadas na própria figura, evitando o excesso de informações que comprometa o entendimento do gráfico.
  • Devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução gráfica e medir 8,5 ou 17,5 cm de largura.
  • Devem ser gravadas nos programas Word, Excel ou Corel Draw, para possibilitar a edição e possíveis correções.
  • Usar fios com, no mínimo, 3/4 ponto de espessura.
  • No caso de gráfico de barras e colunas, usar escala de cinza (exemplo: 0, 25%, 50%, 75% e 100%, para cinco variáveis).
  • Não usar negrito nas figuras.
  • As figuras na forma de fotografias devem ter resolução de, no mínimo, 300 DPI e ser gravadas em arquivos com extensão TIF, separados do arquivo do texto. 
  • Evitar usar cores nas figuras; as fotografias, porém, podem ser coloridas.

Notas Científicas

  • Notas científicas são breves comunicações, cuja publicação imediata é justificada por se tratar de fato inédito de importância, mas com volume insuficiente para constituir um artigo científico completo.

Apresentação de Notas Científicas

  • A ordenação da Nota Científica deve ser feita da seguinte forma: título, autoria (com as chamadas para endereço dos autores), Resumo, Termos para indexação, título em inglês, Abstract, Index terms, texto propriamente dito (incluindo introdução, material e métodos, resultados e discussão, e conclusão, sem divisão), Referências, tabelas e figuras.

As normas de apresentação da Nota Científica são as mesmas do Artigo Científico, exceto nos seguintes casos:

  • Resumo com 100 palavras, no máximo.
  • Deve ter apenas oito páginas, incluindo tabelas e figuras.
  • Deve apresentar, no máximo, 15 referências e duas ilustrações (tabelas e figuras).

 

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