Web Content Display

Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB)

Normas para apresentação de trabalhos

Os trabalhos enviados à PAB devem ser inéditos e não podem ter sido encaminhados a outro periódico científico para publicação. Depois do recebimento, a Comissão Editorial faz a seleção inicial dos trabalhos, antes de submetê-los à assessoria científica. Nessa análise, consideram-se aspectos como: escopo; apresentação do artigo segundo as normas da revista; formulação do objetivo de forma clara; clareza da redação; fundamentação teórica; atualização da revisão da literatura; coerência e precisão da metodologia; resultados com contribuição significativa; discussão dos fatos observados frente aos descritos na literatura; qualidade das tabelas e figuras; originalidade e consistência das conclusões. Após a aplicação desses critérios, se o número de trabalhos aprovados ultrapassa a capacidade mensal de publicação, é aplicado o critério da relevância relativa, pelo qual são aprovados os trabalhos cuja contribuição para o avanço do conhecimento científico é considerada mais significativa. Esse critério só é aplicado aos trabalhos que atendem aos requisitos de qualidade para publicação na revista, mas que, em razão do elevado número, não podem ser todos aprovados para publicação. Os trabalhos rejeitados são devolvidos aos autores, e os demais são submetidos à análise de assessores científicos, especialistas da área técnica do artigo. Os manuscritos aprovados para publicação são revisados por, no mínimo, dois especialistas.

São considerados, para publicação, os seguintes tipos de trabalho: artigos científicos, notas científicas e artigos de revisão, a convite do Editor.

Os trabalhos publicados na PAB são agrupados pela área técnica do tema, que é periodicamente revisada pela Comissão Editorial. As principais áreas técnicas são: entomologia, fisiologia vegetal, fitopatologia, fitotecnia, fruticultura, genética, microbiologia, nutrição mineral, solos e zootecnia.

Página anterior                                                                                    Próxima página