Web Content Display

Coleção Plantar

Projeto editorial

Esta coleção de livros de bolso oferece informações sobre aspectos relacionados à cultura em foco: clima, principais variedades, época de plantio, preparo do solo, calagem e adubação, irrigação, medidas preventivas,  controle de pragas e doenças, uso correto de defensivos agrícolas, cuidados pós-colheita, comercialização e coeficientes técnicos, com orientação voltada para o desenvolvimento sustentável.

Características do projeto

Primeira capa

A primeira capa apresenta fundo colorido, com os seguintes elementos:

  • Selo da coleção superposto a uma tarja colorida, centralizado no alto, dando equilíbrio ao título da obra.
  • Título da obra (só o nome do produto), centralizado abaixo do selo da coleção.
  • Número da edição (a partir da 2ª edição).
  • Ilustração colorida sobre fundo branco, guarnecida por moldura de contraste.
  • Marca da Embrapa centralizada na base.
Para a confecção da ilustração da capa, é imprescindível o envio de fotografias como modelo. Em caso de fotos digitais, elas devem ser enviadas em alta resolução (300 DPI).

Segunda capa

Espaço não destinado à impressão.

Terceira capa

Espaço que poderá ser utilizado para colofão, propaganda ou texto institucional de patrocinador.

Quarta capa

A quarta capa apresenta os seguintes elementos:

  • Fundo com a mesma cor da primeira capa.
  • Assinatura-síntese da Unidade Responsável pelo Conteúdo, na parte superior, centralizada.
  • Pequeno texto informativo de conteúdo permanente, centralizado.
  • Assinatura vigente do governo federal (marca do governo e nome  completo do ministério da agricultura). Todo o conjunto de assinaturas fica centralizado na base.
  • O código de barras é localizado no canto inferior direito da base.
  • O número do CGPE é aplicado à direita do código de barras, com espaçamento de 1 cm da lombada, no sentido vertical, de baixo para cima.

Lombada

Não há impressão na lombada dos livros desta coleção.

Folha de rosto

A folha de rosto apresenta os seguintes elementos:

  • Nome da Embrapa (por extenso, sem a sigla); nome-síntese da Unidade Responsável pelo Conteúdo; e nome completo do ministério da agricultura. Esse conjunto fica alinhado à esquerda.
  • Título completo (nome do produto, precedido da frase "A CULTURA DO" ou "A CULTURA DA"), centralizado e superposto à reprodução em preto e branco da ilustração da capa, em tamanho reduzido.

Exemplo:

A CULTURA DA BATATA.

  • Número da edição (a partir da 2ª edição).
  • Imprenta  (Embrapa, Brasília, DF e ano de publicação).

Verso da folha de rosto

Este espaço apresenta os seguintes elementos:

  • Nome da coleção, seguido do número de sequência, separados por vírgula.
  • Relação do corpo técnico que participou do processo editorial.
  • Número da edição, número da impressão, ano de publicação e tiragem de exemplares.
  • Notificação sobre direitos autorais.
  • Ficha de Catalogação na publicação, de acordo com a Anglo American Cataloguing Rules (AACR2), incluindo o ISBN e a Classificação Decimal de Dewey (CDD).
  • Copirraite, Embrapa e ano.

Página de autores

Esta página, denominada "Autores", apresenta o nome do(s) editor(es) técnico(s) e do(s) autor(es), em ordem alfabética ou por ordem de importância, seguido(s) da formação  acadêmica, do mais alto grau acadêmico, da função na empresa e da localidade da instituição.  Inicia-se em página ímpar.

Exemplo:

Calunga da Conceição Americano do Brasil

Engenheira-agrônoma, Ph.D. em Fitopatologia, pesquisadora da Embrapa Cerrados, Brasília, DF

Em caso de falecimento de autor é colocado uma nota após seu nome. Essa informação deve ser registrada usando-se a expressão (in memoriam), entre parêntesis, em fonte normal.
Em caso de autor aposentado da Embrapa, deve-se colocar o nome completo do autor, a formação acadêmica, o mais alto grau acadêmico, a função na empresa seguida da expressão "aposentado da", o nome e a localidade da instituição.


Exemplo:
Francisco da Silva
Engenheiro-agrônomo, M.Sc. em Fitopatologia, pesquisador aposentado da Embrapa Solos, Rio de Janeiro, RJ

ATENÇÃO: Autor é a pessoa física criadora da obra literária, artística ou científica. Não são considerados autores aqueles que têm participação de natureza exclusivamente de apoio técnico à publicação ou ainda como colaborador. Indicar como autor alguém que não exerceu essa função em uma obra pode gerar responsabilidade administrativa e civil ao responsável por essa indicação.

Apresentação

Trata-se de texto permanente, repetido em todos os volumes da coleção, assinado pelo gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica. Inicia-se em página ímpar.

Sumário

O sumário deve conter apenas os títulos principais. Inicia-se em página ímpar.

Introdução

O texto de introdução é parte integrante do miolo, constituindo um capítulo comum, podendo apresentar os mesmos elementos (tabelas, desenhos ou fotos com texto-legenda). Inicia-se em página ímpar.

Corpo ou desenvolvimento

O texto deve ser elaborado em linguagem clara e simples, adequada ao homem do campo.

O texto pode ser ilustrado com fotos de cultivares, doenças, pragas, etc., e complementado com tabelas.

Para revisão de textos, deve-se seguir as normas de padronização deste Manual.

Roteiro padronizado da Coleção Plantar

O espectro de itens de cada capítulo é amplo em decorrência da diversidade de produtos que compõem os títulos desta Coleção. Solicita-se aos editores técnicos e autores uma análise crítica no intuito de acrescentar novos itens.

  • Introdução: importância econômica, agrícola e alimentar. Principais regiões produtoras. Área plantada, produção, produtividade média (no País e no mundo). Aspectos comerciais.
  • Botânica: descrição botânica da planta.
  • Variedades (cultivares): características agronômicas (comerciais e industriais), época de plantio, exigências nutricionais, sintomas de deficiência nutricional, adaptabilidade, resistência a pragas e doenças, produtividade, etc.
  • Clima: exigências climáticas (temperatura, umidade relativa, precipitação, ventos, fotoperíodo, etc.).
  • Solos: escolha da área, relevo, preparo do terreno, práticas conservacionistas, aração e gradagem, calagem e adubação (química e orgânica), formas e momento de aplicação dos adubos químicos e orgânicos.
  • Plantio: métodos de plantio, espaçamento, transplante, consorciação, plantio direto, época de plantio condicionada pelo mercado, etc.
  • Propagação: sistemas de produção de mudas, escolha da área, formação do viveiro e tratos culturais no viveiro até o transplante.
  • Irrigação: exigências hídricas da espécie em seus estágios de desenvolvimento, sistemas de irrigação e respectivos custos e manejo.
  • Tratos culturais: controle de plantas invasoras, amontoa, desbaste, tutoramento, amarração, desbrota, poda, polinização, adubação de cobertura.
  • Pragas: caracterização, níveis de infestação e de dano, métodos de controle com ênfase no manejo integrado, etc.
  • Doenças: caracterização (fungos, bactérias, vírus, nematoides), níveis de infestação e de dano, métodos de controle com ênfase no manejo integrado.
  • Produtos e equipamentos: normas gerais de manuseio de agrotóxicos, de insumos e de equipamentos.
  • Colheita e pós-colheita: ponto de colheita, métodos, manuseio e preparo do produto para armazenagem, classificação, embalagem, transporte e comercialização, incluindo variação sazonal de preços e normas fitossanitárias de mercados externos.
  • Coeficientes técnicos: insumos, equipamentos e operações necessários para implantação de 1 ha de acordo com os níveis tecnológicos disponíveis, custos correspondentes e rentabilidade prevista.
Designar os insumos e outros produtos, utilizados na pesquisa, por seus nomes técnicos, e não pelos nomes comerciais.

Referências e citações

Opcional. Se constar:

As referências devem ser normalizadas de acordo com as normas contidas neste Manual, na aba Referências^, adaptadas das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 6023 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002b). Não é necessário iniciar em página ímpar.

As citações devem ser normalizadas de acordo com as normas vigentes neste Manual, na aba Citação, adaptadas das normas vigentes da ABNT, NBR 10520 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002a).

Endereços

Esta página, denominada "Endereços", contém o nome-síntese da Unidade Responsável pela Edição (Embrapa Informação Tecnológica) e da Unidade Responsável pelo Conteúdo, com seus respectivos endereços, para solicitação de exemplares. Essa informação figura em página par ou ímpar.

Títulos lançados

Esta página, denominada "Títulos lançados", contém uma relação dos títulos já lançados. Em caso de título relançado, é citada a edição mais recente. Essa relação de títulos figura em página par ou ímpar.

Colofão

O colofão (impressão e acabamento e nome da Embrapa Informação Tecnológica) é aplicado na base da última página em branco ou na terceira capa.

 

Página anterior