Web Content Display

Série Circular Técnica

Projeto gráfico

Características do projeto

O projeto gráfico desta série apresenta as seguintes características:

Formato: 16 cm x 22 cm

Fonte: Arial

Corpo: 10

Acabamento: canoa

Tipo de papel e tiragem: a critério da Unidade.

Número de páginas: deverá ter no máximo 32 páginas.

Originais – Para se chegar ao máximo de 32 páginas formatadas, deve-se ter, aproximadamente, 26 folhas de texto digitado em espaço 1,5, fonte Times New Roman, corpo 12, folha formato A4, margens de 2,5 cm, incluindo fotos e tabelas.

Arquivos para download
Circular Técnica – 8,09 MB - InDesign
Esquemas da Série Circular Técnica – Em breve, o arquivo em PDF para download.
É obrigatório obedecer ao projeto gráfico. No arquivo anexo, estão gravados os originais dos arquivos a serem usados, apresentando os modelos de fonte; tamanho de corpo para texto, títulos e subtítulos; mancha gráfica; ponto exato para aplicação de marcas, título e foto. A padronização de grafia de título da capa, título principal do artigo, títulos 1, 2 e 3 pode ser observada nos exemplos no final do texto. Observar também os modelos de legendas de figuras, títulos e cabeçalhos de tabelas.
Para revisão de textos, deve-se seguir as normas de padronização deste manual.

 

Primeira página (capa)

A primeira página apresenta os seguinte elementos:

  • ISSN no canto direito.
  • Box (azul) à esquerda contém:

          Nome da série grafado com letras maiúsculas.

          Número sequencial abaixo do nome da série.

          Local, mês e ano de publicação, abaixo do número sequencial da série.

  • Box (branco) à direita

Título da publicação grafado com letra inicial maiúscula.

Nome do(s) autor(es).

Marca da Embrapa centralizada na base.

É preciso manter a padronização do leiaute de capa, usando-se uma imagem para ocupar o espaço a ela destinado. Deve-se apresentar, como ilustração, uma foto com o motivo do assunto (obrigatoriamente).

Página 2

A página 2 apresenta os seguinte elementos:

  • Título corrente no topo da página.
  • Título da publicação alinhado à esquerda, com chamada de nota de rodapé referente(s) ao(s) nome(s) e às informações do(s) autor(es).
  • O texto deve ser apresentado em uma coluna. Inicia-se logo abaixo do título da publicação e pode apresentar citações, que deverão ser referenciadas.
  • Nota de rodapé, seguida do(s) nome(s) do(s) autor(es), da formação acadêmica, do grau acadêmico, da função na empresa e da localidade da instituição.     

Exemplo:

Calunga da Conceição Americano do Brasil, engenheira-agrônoma, Ph.D. em Fitopatologia, pesquisadora da Embrapa Cerrados, Brasília, DF.

Em caso de falecimento de autor, deve-se colocar, após o seu nome, a expressão "in memoriam", entre parêntesis e em redondo.
ATENÇÃO: Autor é a pessoa física criadora da obra literária, artística ou científica. Não são considerados autores aqueles que têm participação de natureza exclusivamente de apoio técnico à publicação ou ainda como colaborador. Indicar como autor alguém que não exerceu essa função em uma obra pode gerar responsabilidade administrativa e civil ao responsável por essa indicação.

Referências e citações

As referências devem ser normalizadas de acordo com as normas contidas neste Manual, na aba Referência, adaptadas das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 6023 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002b). Não é necessário iniciar em página ímpar.

As citações devem ser normalizadas de acordo com as normas vigentes neste Manual, na aba Citação, adaptadas das normas vigentes da ABNT, NBR 10520 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002a).

As referências devem ser grafadas em claro, com os destaques em negrito, com corpo dois pontos abaixo do corpo utilizado no texto, alinhadas à esquerda.

Última página

No final da última página, apresentam-se dois boxes de rodapé, reticulados.

  • Box da esquerda com duas colunas:

          A coluna da esquerda contém:

Nome-síntese da Unidade Responsável e endereço; número da edição, número da impressão e tiragem de exemplares; marca Embrapa e assinatura vigente do Governo Federal (consultar o guardião da marca).

A partir da 2ª edição, o título, o número do ISSN e da série permanecem iguais, mas o mês e o ano da publicação são alterados, tanto para a versão impressa, quanto para a versão on-line.

           A coluna da direita contém:

Comitê Local de Publicações da Unidade Responsável.
Expediente com a relação do corpo técnico que participou do processo editorial da publicação.
Número do CGPE, colocado no canto inferior direito, próximo do box reticulado, em sentido vertical, grafado em fonte Arial, corpo 7, em redondo, em negrito, na cor preta.

  • Box da direita:

Em caso de patrocínio ou apoio, as marcas das empresas, públicas ou privadas, devem ser aplicadas abaixo dos boxes reticulados, centralizadas, constando acima delas a palavra “Patrocínio” ou “Apoio”.

Modelo da última página com patrocínio e apoio.

Salvar
Página anterior  

SalvarSalvarSalvar
Salvar
Salvar