Web Content Display

Elementos externos

Marcador

Fita ou linha ligada à cabeça da lombada, usada para assinalar as páginas de leitura.

Sobrecapa

Proteção para a capa do livro, confeccionada em papel ou em outro material, que apresenta as mesmas informações da capa.

Capa

Proteção externa de uma publicação sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação (Figura 2).

Divide-se em quatro partes, denominadas primeira, segunda, terceira e quarta capas.

Primeira capa (ou primeira face externa)

Deve conter:

  • Título e, se houver, subtítulo.
  • Nome do(s) autor(es) ou do(s) editor(es) técnico(s) – até cinco. No segundo caso, logo depois do nome do(s) editor(es) deve vir a especificação Editor(es) Técnico(s).
  • Número da edição (a partir da 2ª edição).
  • Marca da Embrapa – Localizada sempre na base, centralizada.
  • Marca de empresa(s) parceira(s), no caso de livro editado em parceria entre a Embrapa e outra(s) empresa(s) pública(s) ou privada(s) – Localizada no canto inferior esquerdo, ao passo que a marca da Embrapa deve vir no canto direito.
Parceria – Quando uma ou mais empresas, públicas ou privadas, participam da criação de uma obra.
Na Embrapa, a edição de uma obra pode envolver a parceria de duas ou mais Unidades. Nesse caso, assina-se a quarta capa apenas com a marca Embrapa e as marcas do Ministério da Agricultura e Abastecimento e do Governo Federal. O nome-síntese de cada uma delas deve constar na folha de rosto.
Desenho da capa do livro
Desenho da capa do livro

Figura 2. Modelo de primeira e de quarta capas de obra editada sem parceria (A) e com parceria (B).

Segunda capa (ou face interna da primeira capa)

Espaço não destinado à impressão.

Espaço antes opcional para a edição da lista de autoridades, de acordo com a RN nº 1, de 26/1/2001 (publicada no BCA nº 5, de 29/1/2001), hoje revogada pela RN nº 18, de 29/9/2006 (publicada no BCA nº 45, de 2/10/2006), conforme Parecer AJU nº 25.514/2006 (Embrapa, 2006), o qual suspende a publicação dessa lista.

Terceira capa (ou face interna da quarta capa)

Espaço geralmente não destinado à impressão. Porém, caso necessário pode ser utilizado para a inserção do colofão, ou, ainda, de propaganda ou de texto institucional de patrocinador ou da própria Embrapa.

Quarta capa (ou face externa da terceira capa)

Deve conter:

  • A assinatura-síntese da Unidade Responsável pelo Conteúdo – Centralizada na parte superior. No caso de parceria, assina-se apenas com a marca Embrapa e as marcas do Ministério da Agricultura e Abastecimento e do Governo Federal. Ressalta-se que, por determinação da Secom, não existe assinatura conjunta entre Unidades.
  • Texto de quarta capa – Formatado conforme orientações dispostas no projeto gráfico.
  • Assinatura vigente do governo federal [marca do governo, nome completo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  e de outro(s) ministério(s) parceiro(s)] – Localizada, em seu conjunto, centralizada na base (consultar o guardião da marca).
A marca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do governo federal são passíveis de mudança; por isso é sempre bom consultar o manual dessas marcas para aplicá-las de forma correta.
  • Marca de empresa(s) patrocinadora(s) – Centralizada acima da assinatura oficial do governo federal. Sobre ela deve constar a palavra "Patrocínio". As empresas patrocinadoras podem ser públicas ou privadas.
Patrocínio – Quando uma ou mais empresas, públicas ou privadas, custeiam parcial ou totalmente a edição de uma obra.
  • Marca de empresa(s) que presta(m) apoio – Localizada à direita da(s) marca(s) de patrocínio, deve trazer sobre ela a palavra "Apoio". As empresas que prestam apoio podem ser públicas ou privadas.
Apoio – Quando uma ou mais empresas, públicas ou privadas, participam da edição de uma obra com serviços, equipamentos, materiais, etc., ou seja, com qualquer tipo de contribuição que não envolva colaboração intelectual ou financeira.
  • Código de barras – Localiza-se no canto inferior direito, próximo à lombada, em sentido vertical.
  • Número do CGPE – Aplicado à direita do código de barras, com espaçamento de 1 cm da lombada, no sentido vertical, de baixo para cima, e grafado na fonte Univers, corpo 9, em redondo, em negrito, e em cor opcional definida no projeto gráfico.

Lombada (ou dorso)

Parte da encadernação que cobre o dorso ou o lombo do livro. Na Embrapa, este espaço é utilizado para a edição do título e da marca da Empresa, e, quando é o caso, para a inclusão do número do volume ou da série.

Orelha (aba ou asa)

Parte excedente da sobrecapa, ou da capa, que se dobra para dentro e se destina à edição de informações sobre a obra e/ou de dados biobibliográficos do(s) autor(es).

Guarda

Folha que une a capa ao corpo do livro. Geralmente fica em branco, mas pode ser ilustrada em conformidade com o disposto no projeto gráfico do livro.

Miolo

Conjunto de folhas que formam cadernos e constitui o corpo do livro.

Errata

Listagem de erros tipográficos, ou de outra natureza, constantes numa obra, que traz também as devidas correções, assim como a indicação de páginas e, quando possível, de capítulos e de linhas em que os erros ocorrem. Deve constar a referência da obra abaixo do termo Errata e ser inserta logo após a folha de rosto (Figura 3).

Modelos de errata

Figura 3. Modelos de errata.

Salvar
Salvar