Curso
Taxonomia Polifásica para Avaliação da Diversidade Microbiana
27 a 29 de novembro de 2018 | Horário: 9h
Local: Embrapa Meio Ambiente - Jaguariúna, SP
Introdução
Membros de grupos taxonomicamente diversos de micro-organismos ou taxa são distintos em termos morfológicos, fisiológicos e filogenéticos, e afiliam-se aos domínios eucariotos e procariotos. As relações evolucionárias, assim chamada filogenia, podem ser avaliadas com base em cronômetros evolucionários de algumas proteínas e genes. Atualmente, o gene 16S rDNA tem sido considerado o mais fiel para medir as relações evolucionárias de bactérias e de arquéias. A classificação de um novo taxon requer a descrição acurada de informações fenotípicas, genotípicas, químicas e filogenéticas. Tudo isso constitui a abordagem polifásica da taxonomia. Recentemente, o sequenciamento do genoma tem também contribuído na identificação de micro-organismos.
Objetivos
O curso tem a finalidade de abordar os principais métodos de estudo envolvidos e necessários para a identificação de uma nova espécie e contará com aulas teóricas e práticas.
Público-alvo
Profissionais e/ou estudantes de graduação e pós-graduação que trabalham ou pretendem trabalhar na área da taxonomia.
Número de vagas: 20
Valor: R$500,00
CONTEÚDO
1. Evolução e diversidade microbiana
2. Taxonomia: classificação
3. Classificação filogenética
4. Taxonomia polifásica - Testes fenotípicos; - Análises de ácidos graxos; - Quinonas; amino ácidos de parede celular ; lipídeos polares; - Técnicas genotípicas: análises baseadas em 16S rDNA; conteúdo de DNA; hibridização DNA-DNA
5. Sequenciamento genômico
Equipe:
Itamar Soares de Melo, Juliane Fontana, Danilo Tosta Souza, Suikinai Nobre Santos, Marcia Maria Parma, Tiago Domingues Zucchi, Leonando Josê da Silva e Rodrigo Taketani.
Pré-inscrições: [ clique aqui ]
Mais informações: cnpma.eventos@embrapa.br
Embrapa Meio Ambiente
Rodovia SP-340, Km 127,5, Tanquinho Velho, Jaguariúna, SP
Auditório Paulo Kitamura - sala B
Como chegar?