Web Content Display Web Content Display

Infraestrutura

Web Content Display Web Content Display

A Embrapa Meio Ambiente está instalada em uma área de 130 hectares, sendo: 45 hectares destinados aos campos experimentais; 23 hectares de reservas florestais, 20 hectares de áreas de preservação permanente, 20 hectares cedidos em comodato, e os 23 hectares restantes, destinados às edificações e outras instalações. 

A área total construída é de 17.790 m2, sendo: 6.824 m2 de laboratórios, 490 m2 de campo experimental II, 11.100 m2 do prédio da administração, prédio com salas para pesquisadores, biblioteca, auditório, estação de tratamento de efluentes, quiosques, almoxarifado, cantina, garagem, oficina, casas de vegetação e telados, depósitos, entre outros.

Laboratórios Laboratórios

Os laboratórios contam com modernos equipamentos e um apropriado sistema de segurança para a manipulação de organismos geneticamente modificados e produtos químicos em geral. Parte dos resíduos químicos gerados é tratada e o restante é armazenado para posterior encaminhamento à incineração ou enviado para um destino adequado, obedecendo às normas ambientais, sem nenhum descarte de materiais poluentes na natureza.

Os laboratórios e suas principais finalidades são:

 

 

Laboratório de Biogeoquímica Ambiental – LBA

O LBA realiza análises químicas e ensaios em diferentes matrizes – entre elas água, solo, gases, vegetais e resíduos orgânicos – especialmente ligadas ao ciclo de nitrogênio e carbono (GEE, nitrato, amônio, carbono total e nitrogênio total), além de cátions e ânions em água. Como principais recursos, possui cromatógrafos gasosos, cromatógrafo iônico, analisador em fluxo, analisador elementar CN e TOC.

 

Laboratório de Aquicultura e Ecotoxicologia – LAE

O LAE atua  em projetos na temática aquicultura e ecotoxicologia, contemplando uma ampla área do conhecimento das ciências ambientais dos ecossistemas aquáticos e terrestres.

No apoio a projetos em aquicultura destaca-se a realização de análises físico-químicas em água, bem como análises bioquímicas, enzimáticas e hematológicas em peixes, triagem e identificação de macroinvertebrados bentônicos, avaliação de desempenho nutricional em peixes, entre outros.

Em atendimento aos projetos da área de ecotoxicologia destaca-se a realização de ensaios ecotoxicológicos com organismos aquáticos e terrestres para avaliação da toxicidade de substâncias químicas, produtos biológicos, nanopartículas e amostras ambientais em organismos não-alvo, visando a análise de risco ambiental.

O laboratório ainda apresenta capacidade analítica para determinação de marcadores enzimáticos de toxicidade e desenvolvimento de novos métodos de avaliação ecotoxicológica e de biomonitoramento. 

O parque de equipamentos científicos do LAE contempla uma ampla gama de instrumentos analíticos com destaque de equipamento de análises comportamentais (   Danio Vision Observation Clamber), espectrofotômetro com leitora de microplacas, espectrofotômetro com UV-Visível, espectrofotômetro de fluorescência com leitora de microplaca, estereomicroscópio com câmera, equipamentos portáteis para análise de água em campo além de estrutura completa para experimentos com peixes contendo aquários de vidro com recirculação de água tanto internos ao laboratório como em galpão de apoio anexo.

 

Laboratório de Entomologia e Fitopatologia – LEF

O LEF atua realizando ensaios, análises e atividades de apoio nas áreas de entomologia e fitopatologia conforme demandas de projetos de P&D. Atua também como apoio aos processos de quarentena do LQCL, com produção e manutenção de mudas, criação de insetos-praga, e técnicas moleculares para identificação de micro-organismos e insetos. Para isso, possui estrutura compatível, com salas climatizadas para criação de insetos, fitotrons, incubadoras, casas de vegetação, autoclaves, câmaras de fluxo laminar, centrífugas, ultrafreezer com backup de CO2 , microscópios e lupas, equipamentos para extração de DNA e PCR, entre outros da rotina básica de laboratórios similares.

 

Laboratório de Fertilidade e Física do Solo – LFS

O LFS realiza ensaios químicos inorgânicos por via úmida em diferentes matrizes, entre elas solo, tecido vegetal, sedimentos e águas, além de ensaios de fertilidade e física do solo (granulometria, umidade, curva de retenção de água, densidade, condutividade hidráulica, estabilidade de agregados). Como principais recursos instrumentais pode-se citar extratores de Richards, forno de digestão por micro-ondas e espectrômetro de emissão por plasma indutivamente acoplado com detecção ótica.

 

Laboratório de Microbiologia Ambiental Raquel Ghini – LMA

O Laboratório de Microbiologia Ambiental Raquel Ghini tem como missão realizar ensaios e análises com micro-organismos, suas interações ecológicas, seus derivados metabólicos para fins de pesquisa básica e desenvolvimento tecnológico com enfoque no meio ambiente, inclusive pós-colheita, bem como estudos de identificação filogenética de micro-organismos e metagenômica/genômica e metatranscriptômica/transcriptômica. Os ensaios podem ser realizados nos espaços que compõem o laboratório, como Microbiologia Geral (LMA), Laboratório de Extratos Orgânicos e Fermentações (LEO), Laboratório de Genômica (LGEN)  e  Pós colheita (LPC).

 

Laboratório de Resíduos e Contaminantes – LRC

O  Laboratório de resíduos e contaminantes  atua na área de desenvolvimento, implementação e realização de análises de rotina para a quantificação de resíduos de pesticidas,  drogas veterinárias e  contaminantes de interesse ambiental em diferentes matrizes.  Atua também  na separação  e identificação de  compostos em misturas complexas (extratos) por meio de cromatografia flash e espectrometria de massas de alta resolução. Como principais recursos instrumentais, podemos citar cromatógrafos gasosos (detetores por captura de elétrons -GC-µCD , ionização de chama -GC-FID), cromatógrafos líquidos (detetores de arranjo de diodos -DAD, fluorescência -FLD e UV VIS),  e  espectrometria de massas sequencial (UPLC-MS/MS, GC -MS/MS).

 

Campos Experimentais Campos Experimentais

SCE – Setor de Campos Experimentais

Apoia a experimentação em campo e casas de vegetação, realizando o planejamento, instalação, condução, avaliação, amostragem e processamento de materiais e informações.

Demais Estruturas Demais Estruturas

Coleção de Microrganismos de Importância Agrícola e Ambiental – CMAA

Preservar e fornecer microrganismos aeróbios, sendo bactérias, actinobactérias, leveduras, fungos e chromistas de origem nacional e internacional, pertencentes a níveis de risco biológico 1 ou 2, utilizando métodos que possibilitem manutenção da pureza e viabilidade. Oferecer serviços a clientes internos e externos.

 

Laboratório de Quarentena “Costa Lima” – LQCL

O Laboratório de Quarentena “Costa Lima” é credenciado pelo Mapa desde 1991 para realizar o processo de quarentena para a introdução de insetos, fungos e bactérias de interesse agrícola para fins de pesquisa científica no Brasil. O Processo de Quarentena consiste em realizar análises e ensaios para verificação da viabilidade, pureza e identidade do material a ser introduzindo. Para isso o LQCL possui uma estrutura de segurança para evitar o contato do material em quarentena com o exterior. Todas as condições de segurança e de procedimentos são estabelecidas per meio de Instruções Normativas do Mapa. Para atendimento à sua missão, o LQCL possui estrutura compatível com trabalhos envolvendo entomologia (salas de criação de insetos, casas de vegetação) e microbiologia (câmara de fluxo, incubadoras, autoclaves), além de um incinerador para descarte seguro dos resíduos gerados.