Coleta e envio de amostras de mel

Análise físico-química

Para realizar análise físico-química é necessário 200 g de mel, os frascos para armazenar a amostra podem ser de plástico ou de vidro e devem estar limpos e secos.

    • Os frascos para armazenar a amostra podem ser de plástico ou de vidro e devem estar devidamente higienizados.
    • Antes da retirada da amostra, o mel deve ser homogeneizado. Em caso de pequenos lotes ou da falta de homogeneizador, poderá ser utilizado algum utensílio, devidamente higienizado.
    • No caso do mel contido em decantadores, a aquisição da amostra pode ser feita diretamente pela torneira, sem a necessidade de homogeneização.
    • Utilizar fita adesiva para melhor vedação da tampa do frasco.

Análise microbiológica

Para coleta de amostras para análise microbiológica, o responsável pela coleta deve utilizar máscara e touca descartáveis e realizar higienização cuidadosa nas mãos e em todo material que irá ter contato com o mel.

       • O responsável pela coleta da amostra deve utilizar máscara e touca descartáveis e realizar higienização cuidadosa nas mãos e em todo material que terá contato com o mel.
       • Os frascos para a coleta devem ser de vidro (no mínimo 50g), esterilizados previamente e embalados individualmente em sacos plásticos. Para higienização, com água clorada e álcool a 70%.
      •  Secar bem o frasco, antes de colocar o mel, para evitar alteração nas análises.
      • Utilizar fita adesiva para melhor vedação da tampa do frasco.

Identificação das amostras

      • Os frascos devem ser identificados individualmente, com o nome do proprietário, florada, data da colheita, lote, data de coleta da amostra, município e cooperativa e/ou associação.
      • As etiquetas devem ser coladas no frasco e preenchidas com lápis, evitando que as informações se percam se a etiqueta for molhada.

Envio das amostras

     • Para envio das amostras, os frascos devem ser embalados, individualmente, em sacos plásticos devidamente lacrados e posteriormente acondicionados em caixas de isopor.
      • A caixa de isopor não deve ficar exposta a altas temperaturas em nenhum momento do deslocamento. Para deslocamentos longos, recomenda-se a utilização de gelo seco ou utensílios com gel, para manter a temperatura o mais baixa possível.
      • Junto com as amostras deve ser enviado o formulário de solicitação de análises e o comprovante de pagamento.
      •  Veja aqui o endereço para enviar as amostras pelos correios (SEDEX) ou para entregar pessoalmente.

                            
Clique aqui para obter o formulário de solicitação de análises.           

Formas de Pagamento

 O pagamento das análises deverá ser efetuado antecipadamente podendo ser realizado de duas formas:

  1) Guia de Recolhimento da União (GRU), que poderá ser preenchida on line no site do Tesouro Nacional (https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp). O pagamento desta guia pode ser realizado em qualquer agência bancária até o vencimento. Alternativamente, esta GRU também pode ser gerada e paga diretamente nos terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil. O comprovante deste pagamento deverá acompanhar as amostras, juntamente com a guia "Solicitação de Realização de Análise". Para preenchimento da GRU as seguintes informações serão solicitadas:

    Unidade Gestora: EMBRAPA/CPAMN (código 135009)
    Gestão: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (cód. 13203)
    Nome da unidade: EMBRAPA/CPAMN
    Recolhimento Código: 28838-1
    Descrição do Recolhimento: SERVIÇOS DE ESTUDOS E PESQUISAS
    Clique aqui para ver um exemplo (em pdf)

  2) Em espécie, sendo este pagamento efetuado diretamente no Setor de Patrimônio e Material - SPM da Embrapa Meio-Norte. Esta modalidade de pagamento é destinada aos clientes que entregam pessoalmente as suas amostras para análise. Para a recepção do material também será necessário que a guia "Solicitação de Realização de Análise" acompanhe as amostras.

 A Nota Fiscal será disponibilizada ao cliente juntamente com o Relatório de Análise ou no momento do pagamento em espécie no SPM. O envio do Relatório de Análise será feito por correspondência ou e-mail, conforme solicitado pelo cliente no momento de contratação do serviço.

Tabela de preços

                            

Relatórios

O Relatório de Análise será enviado por correspondência ou e-mail, conforme solicitado pelo cliente no momento de contratação do serviço.

O prazo de entrega é de até 5 dias úteis após o recebimento da solicitação e confirmação do pagamento, respeitando a ordem de chegada das amostras.

Caso a Embrapa não consiga cumprir esse prazo, entrará em contato com o cliente para informar o novo prazo e verificar junto ao solicitante se ainda há interesse na realização da análise.

Fale conosco

Para entrar em contato conosco, envie um email para ana.horta@embrapa.br, ou ligue para (86)3198-0563 ou 3198-0580.

Glossário

    Água clorada: para obter água clorada acrescente duas gotas de água sanitária ou hipoclorito de sódio 2,5% em um litro de água limpa.

     Álcool a 70%: misturar 250 mL de água clorada e 550 mL de álcool líquido comercial.

     Higienização de frascos e utensílios: Para higienização, o material deve ser lavado com água clorada, seco com papel toalha, completando a limpeza com álcool a 70%. Certifique-se que os frascos e utensílios estão devidamente secos antes de entrar em contato com o mel, para que não haja problemas na hora da análise.