Skip to Content

Apresentação

As abelhas são fundamentais para a manutenção da biodiversidade ambiental e para a produção de alimentos, em virtude do importante papel desses insetos como agentes polinizadores de plantas cultivadas ou nativas. Além disso, seus produtos, como mel, própolis, pólen apícola, geleia real, apitoxina e as próprias colônias de abelhas, representam importante fonte de renda, especialmente na agricultura familiar.

Nos últimos anos, esses insetos ganharam destaque nas mídias nacionais e internacionais em função do problema denominado Desordem do Colapso das Colônias (DCC). Esse fenômeno, ainda não detectado oficialmente no Brasil, é caracterizado pela redução rápida da quantidade de abelhas operárias em uma colônia, mesmo com presença de crias e alimento, e sem que se observe vestígio de mortandade. Até o momento, a causa da DCC ainda não foi definida. Acredita-se que uma interação de fatores relacionados à sanidade das abelhas, intoxicação por pesticidas e manejo, pode interferir no sistema imunológico das abelhas e causar o problema.

O desaparecimento das abelhas vem preocupando especialistas, organizações governamentais e não governamentais em todo o mundo, entretanto, a Desordem do Colapso das Colônias não é a única responsável por essas perdas. Problemas com perda de enxames têm sido relatados por produtores em todo o país pelas causas mais diversas: ataque de inimigos naturais, uso indiscriminado de agrotóxicos, desmatamento e fragmentação de matas e florestas, sendo muitos desses fatores diretamente associados às mudanças climáticas.

A conservação das abelhas é de extrema importância para a preservação ambiental e da biodiversidade, garantia de produção de alimento e geração de renda para apicultores. O Simpósio sobre Perda de Abelhas no Brasil tem como objetivo discutir as principais causas de perdas de enxames de abelhas no Brasil, suas consequências, estratégias e direcionamentos de pesquisa para mitigar as perdas das colônias e os efeitos causados com o declínio de polinizadores.

Objetivos:

1 - Discutir as principais causas de perdas de enxames de abelhas sociais, suas consequências e estratégias para remediação;

2 - Realizar oficina para elaboração de propostas de projetos de pesquisa vinculadas ao arranjo “Conservação e uso sustentável dos recursos genéticos de abelhas em agroecossistemas e impactos no agronegócio brasileiro”.

3 - Proposição de ações de P&D e de Transferência de Tecnologia vinculadas ao Arranjo “Conservação e uso sustentável dos recursos genéticos de abelhas em agroecossistemas e impactos no agronegócio brasileiro”.

 

Local do evento

Bristol Gran Hotel Arrey

Rua Jaime da Silveira, 433 São Cristovão, Teresina - Piauí

(86) 3214-9292


Salvar
Salvar
Salvar
Salvar


Salvar
Salvar

 

 

Página especial "Abelhas"


Salvar

Salvar
Salvar

Web Content Display

Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar