Foto de Edy Sousa de Brito

Debatedor 1

Edy Sousa de Brito

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Sergipe (1989), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é pesquisador na Embrapa Agroindústria Tropical e supervisor do Laboratório Multiusuário de Quimíca e Produtos Naturais. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Química dos produtos de Origem vegetal e Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal. Sua pesquisa é direcionada para: a) alterações químicas decorrentes do processamento de alimentos, b) aumentando a base de conhecimentos sobre os alimentos regionais, c) valorização de produtos de origem vegetal subutilizados


Foto de Antonio Vaz de Albuquerque Cavalcanti

Debatedor 2

Antonio Vaz de Albuquerque Cavalcanti

Engenheiro Eletrônico, com Mestrado em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui Doutorado em Geografia, na área de Desenvolvimento Regional, pela Universidade Federal de Pernambuco, em sanduíche com a National Chiao Tung University de Taiwan. Atua na área de desenvolvimento e gestão de tecnologia há 16 anos, sendo sócio fundador de Empresa de Base Tecnológica. Foi Diretor Técnico do Instituto de Tecnologia de Pernambuco e atualmente é Coordenador de Desenvolvimento de Tecnologias do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste.


Foto de Eduardo Frare

Debatedor 3

Eduardo Frare

Mestre em Controladoria pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010), com especialização em Gestão de Inovação Tecnológica pela UNICAMP (2004) e graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e gerente de planejamento e avalição no Centro Nacional de Pesquisa e Energia de Materiais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de controle gerencial, planejamento estratégico, gestão empresarial, orçamento e custos.


Foto de Gustavo Saavedra Pinto

Moderador

Gustavo Saavedra Pinto

Graduado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), com mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). É pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical na área de Processos Bioquímicos, atuando principalmente nas seguintes linhas: processos fermentativos e utilização de enzimas para maceração de polpas de frutas. Orienta alunos de doutorado no Programa de Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Assumiu a Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento a partir de fevereiro de 2014.


Foto de Paulo Augusto Esteves

Debatedor 1

Paulo Augusto Esteves

Graduação em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado todos realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador da EMBRAPA desde 2005 possui experiência na área de Virologia Veterinária, tendo trabalhado nos seguintes temas: Herpesvírus Bovino tipos 1; Inlfuenza Aviária (IA); Vírus da Bronquite das Aves; CAV e AGV2; Desenvolvimento de imunobiológicos e Biologia Molecular. Desde 2007 atuou ou vem atuando como presidente da CIBio, CEUA, Gestor de Grupo de Pesquisa, e CTI.


Foto de Vera Lucia Scherholz de Castro

Debatedor 2

Vera Lucia Scherholz de Castro

Pesquisadora e responsável técnica do Laboratório de Ecotoxicologia e Biossegurança da Embrapa Meio Ambiente (CNPMA). É graduada pela Faculdade de Medicina Veterinaria e Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1983), com mestrado em Ciências (USP), e doutorado em Patologia Experimental e Comparada (USP). Atualmente é pesquisadora e responsável técnica do Laboratório de Ecotoxicologia e Biossegurança da Embrapa Meio Ambiente. Tem experiência em ecotoxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento animal, avaliação de risco, agroquimicos, biopesticidas e nanocompostos, biomarcadores e bioindicadores. Desde 2011 é membro da Comissão de Ética de Uso Animal.


Foto de Silvia Tereza Ribeiro Castro

Debatedor 3

Silvia Tereza Ribeiro Castro

Graduada em Medicina Veterinária-UEMA(1983), mestre em Reprodução Animal-UFMG(1989) e doutora em Biologia Animal-UnB(2008). É pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia-Cenargen, desde janeiro/1988. Atua em conservação e caracterização molecular de populações animais, incluindo ovinos, aves e suínos. Coordena a Comissão de Ética no Uso Animal da Embrapa-Cenargen desde sua implantação (janeiro/2013). Participou como conselheira da Comissão Nacional de Ciência em Experimentação Animal-CONCEA/MCTI, de outubro 2013 a julho/2014; atualmente, atua como consultora Ad hoc.


Foto de Paulo Roberto Tremacoldi

Moderador

Paulo Roberto Tremacoldi

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Mestrado em Sociologia pela mesma instituição. Atualmente, Analista na Coordenadoria de Integração e Articulação em P&D do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Embrapa Sede. Anteriormente, exerceu a Supervisão de Gestão da Informação no Depto. de Transferência de Tecnologia (DTT) da Embrapa Sede. Na Embrapa Roraima, foi Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia, Supervisor de Comunicação e Negócios e Analista de Avaliação de Impactos de Tecnologias. Além disso, possui experiência de 8 anos como professor de graduação e pós-graduação em disciplinas na área de Ciências Sociais, Metodologia Científica, Filosofia (Ética) e Comunicação. Por 13 anos, foi corretor do Vestibular Nacional UNICAMP, nas bancas de História e Geografia.


Foto de João Pratagil P. de Araújo

Debatedor 1

João Pratagil P. de Araújo

Pesquisador Embrapa Agroindústria Tropical. Graduado em Agronomia, com mestrado em Fitotecnia pela UFC, 1978. Doutorado em "Genética e Melhoramento de Plantas", pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz, 1987. Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Ciência Agronômica. Colunista do Jornal Agrovalor. Foi Chefe Geral dos Centros Nacionais de Pesquisa da Embrapa - Caju e Agroindústria Tropical, e Presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Ceará – EPACE, do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho – IDT e da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec. Em 2013 editou o livro Agronegócio Caju: práticas e inovações. Atualmente trabalha com inovação e estratégias de PD&I.


Foto de Afrânio Aragão Craveiro

Debatedor 2

Afrânio Aragão Craveiro

Doutorado (PhD) in Organic Chemistry - Indiana University (1974).Mestre (MSc) em Química Orgânica - Departamento de Química UFRRJ (1968). Pesquisador I-A do CNPq,área de Química, de 1977-1996. Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Por duas vezes foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq. Membro fundador da Academia Cearense de Ciencias. Membro fundador da Academia Cearense de Química. Professor Emérito titular aposentado da Universidade Federal do Ceará e pesquisador e Diretor Presidente do Padetec Parque de Desenvolvimento Tecnológico. Pesquisador na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: produtos naturais, polímeros naturais, óleos essenciais, sintese organica e desenvolvimento tecnológico.


Foto de Roberto Caracas de A. Lima

Debatedor 3

Roberto Caracas de A. Lima

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1996), mestrado em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000). Atuo como Gerente do Departamento de Segurança Fitossanitário da Secretária de Agricultura Irrigada do Ceará - Seagri (fevereiro/2000 a setembro/2002); Supervisor de Pesquisa (setembro/2002 a janeiro/2005), sendo promovido à Superintendente de Produção no Projeto Abacaxi (fevereiro/2005 a dezembro/2007) da empresa Del Fresh Produce Brazil. Atualmente é sócio-diretor executivo da BioClone Produção de Mudas S/A.(empresa que foi incubada pelo Instituto Tecnológico de Ensino do Estado do Ceara CENTEC, através do PROETA Embrapa) e atua no ramo de consultoria de projetos de produção de fruticultura irrigada.


Foto de Genésio Vasconcelos

Moderador

Genésio Vasconcelos

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Adm. Tributária, graduação em Adm. de Empresas e Adm. Pública. É analista da Embrapa Agroindústria Tropical, onde já atuou como supervisor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias, Chefe Substituto de Transferência de Tecnologia e Presidente do Comitê de Propriedade Industrial. Tem experiência nas áreas de negócios, transferência de tecnologias, incubação de empresas, inovação e propriedade industrial.