Busca de Notícias Busca de Notícias

18/06/19 |   Family farming  Food security, nutrition and health  Technology Transfer

Embrapa realiza seminário sobre milho e outras culturas biofortificadas em Caucaia, no Ceará

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: Sandra Brito

Sandra Brito - Bolo e broa de fubá feitos com o milho BRS 4104

Bolo e broa de fubá feitos com o milho BRS 4104

A Embrapa participa, dia 25 de junho, próxima terça-feira, do “Seminário sobre milho e outras culturas biofortificadas: opções nutritivas e viáveis para o Nordeste”.  O evento acontecerá no Centro de Treinamento em Extensão Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em Caucaia-CE.

Na ocasião, será apresentado o Projeto BioFORT, além do processo do desenvolvimento, das características nutricionais e do manejo da cultivar de milho biofortificada BRS 4104.

 “O Seminário é destinado a agrônomos, extensionistas, membros da Secretaria da Agricultura e da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e de outros estados, produtores de sementes e técnicos agrícolas”, relata o engenheiro agrônomo Reginaldo Resende Coelho, da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa.

A abertura do seminário será às 14 horas, com o pronunciamento do engenheiro agrônomo Marcos Vinícius Assunção, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário /Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (SDA/Codaf), do Estado do Ceará.

Em seguida, haverá a apresentação do Projeto BioFORT, pelo pesquisador José Luiz Viana de Carvalho, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, e a palestra “Aspectos sobre biofortificação e características nutricionais da cultivar do milho biofortificado BRS 4104”, pela cientista de alimentos Maria Cristina Dias Paes, da Embrapa Milho e Sorgo.

Após o intervalo, acontecerão mais três palestras: “
Pesquisa e desenvolvimento da cultivar de milho bifortificado BRS 4104”, pelo pesquisador Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães (Embrapa Milho e Sorgo); “Manejo da cultivar Milho BRS 4104 nas condições de agricultura familiar no Estado do Maranhão”, pelo analista Carlos Martins Santiago (Embrapa Cocais); e “Manejo da cultivar de milho BRS 4104 nas condições de agricultura familiar no Estado do Piauí”, pelo analista Adão Cabral das Neves (Embrapa Meio-Norte).

 

Biofortificação e Milho BRS 4104

 

No Brasil, as atividades de biofortificação são coordenadas pelo projeto BioFORT, com o propósito de garantir a maior segurança alimentar, por meio do aumento dos minerais ferro e zinco, assim como da vitamina A, em alimentos básicos da população brasileira.

O milho pró-vitamina A, BRS 4104, foi desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo. Ele possui maiores concentrações de carotenoides precursores da vitamina A. Nessa variedade mais nutritiva de milho, a concentração média de pró-vitamina A é de 2,5 a 3,2 vezes maior do que os valores encontrados no milho comum.


Para saber mais sobre o BRS 4104, clique aqui.

 

Serviço

Promoção: Embrapa, Projeto BioFORT e SDA - Codaf Ceará

Local: Centro de Ensino em Treinamento e Extensão Rural (Cetrex /Ematarce)

R. Leticia Marques Cavalcante, 4597 - Capuan, Caucaia-CE
Telefone: (85) 3101-3358


Inscrições: gratuitas

 

Para mais informações, entre em contato com os coordenadores do seminário:

 

Reginaldo Resende Coelho
Telefone: (31) 3027-1233 / (31) 3027-1323
e-mail: reginaldo.coelho@embrapa.br e

 

Marcos Vinícius Assunção
Telefone: (85) 3101-8064
e-mail: marcos.vinicius@sda.ce.gov.br

 

 

Sandra Brito (MG 06230 JP)
Embrapa Milho e Sorgo

Press inquiries

Phone number: (31) 3027-1223

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/