Busca de Notícias Busca de Notícias

21/08/19 |   Research, Development and Innovation  Technology Transfer

Embrapa e Bioma lançam primeiro inoculante nacional para fósforo

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: Guilherme Viana

Guilherme Viana - Pesquisadora Christiane Abreu de Oliveira Paiva, da Embrapa Milho e Sorgo, reforçou o ineditismo do inoculante no mercado brasileiro

Pesquisadora Christiane Abreu de Oliveira Paiva, da Embrapa Milho e Sorgo, reforçou o ineditismo do inoculante no mercado brasileiro

Mais de 200 profissionais de diversos segmentos agropecuários prestigiaram o lançamento do primeiro inoculante nacional para solubilização de fósforo, o BiomaPhos, resultado de parceria entre a Embrapa e a empresa Bioma. O evento, realizado na noite da última terça-feira, 20 de agosto, em Cascavel-PR, reuniu representantes da pesquisa, da área de desenvolvimento industrial do produto e do mercado, para viabilizar que o inoculante chegue às distribuidoras até a próxima safra.

“Quando falamos em Embrapa, imediatamente você lembra da segurança que a empresa representa. Associo a marca Embrapa à credibilidade que os Bombeiros têm no País, já que a segurança que ela traz é enorme. Portanto, é indiscutível que o produto trará benefícios para os produtores já na safra que está chegando”, disse Reginaldo Américo Santin, responsável pelo departamento de insumos da I.Riedi, uma das empresas responsáveis pela comercialização do BiomaPhos.

Marcelo de Godoy Oliveira, CEO do grupo econômico Simbiose Agro, ao qual pertence a empresa Bioma, considera que o produto é uma das tecnologias mais importantes lançadas nos últimos anos em benefício da agricultura brasileira. “Vocês, produtores, vão conseguir resgatar uma poupança de fósforo que se encontra inerte nos solos e entregá-lo para as plantas”, disse. Estudos conduzidos pela Embrapa revelam que há um estoque bilionário de fósforo nos solos, que se encontra inerte e que não pode ser aproveitado pelas plantas. As bactérias solubilizadoras de fosfatos, que compõem o inoculante, conseguem disponibilizar esse elemento para a planta.

Artur Soares, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Simbiose, considera que o produto inaugura um novo marco na agricultura brasileira e espera que os produtores rurais de todo o País adotem a tecnologia, visão fundamentada a partir de anos de pesquisa e de resultados de experimentos conduzidos em diversas regiões brasileiras. “O fósforo é um elemento limitante para maiores produtividades na agricultura brasileira. É uma oportunidade que o produtor tem para reverter esse quadro. O BiomaPhos entrega incrementos de produtividade e é isso que o produtor espera”, reforça Ivan Carlos Zorzzi, da área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa.

O chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo Antônio Álvaro Corsetti Purcino reforçou o potencial de expansão dos produtos biológicos na agricultura brasileira, como os vírus e inimigos naturais de pragas, que fazem parte do portfólio da Empresa. “O BiomaPhos traz como vantagem a promoção do crescimento tanto da parte aérea quanto das raízes das plantas, permitindo maior produção e maior produtividade. O produto vai contribuir para maior sustentabilidade no agronegócio brasileiro”, considera.

Responsável pela pesquisa que culminou com o lançamento do produto comercial, a pesquisadora Christiane Abreu de Oliveira Paiva, da Embrapa Milho e Sorgo, reforçou o ineditismo do inoculante no mercado brasileiro. Emocionada, relatou as etapas de desenvolvimento do produto, as dificuldades e sua trajetória de vida. “Amo a pesquisa, amo a Embrapa. Meus pais são agricultores e sempre respirei agricultura. Sempre desejei que o produtor tivesse acesso às tecnologias da Embrapa e, por meio da parceria com a empresa Bioma, que acreditou no nosso trabalho, tenho muita satisfação em anunciar o lançamento do BiomaPhos”, disse.   

SERVIÇO

Lançamento BiomaPhos

O que é: primeiro inoculante nacional para solubilização de fósforo, elemento vital para o desenvolvimento das plantas.

Ganhos de produtividade: resultados de experimentos na cultura do milho conduzidos em regiões brasileiras mostram aumentos médios de produção de grãos de cerca de 10%, o que pode corresponder a um ganho médio de até dez sacas por hectare.

Onde comprar: Bioma

Site: https://bioma.ind.br/

Saiba mais sobre a Tecnologia Embrapa em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/45773416/produto-com-tecnologia-brasileira-pode-reverter-dependencia-externa-por-adubos-fosfatados

Guilherme Viana (MTb 06.566/MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Press inquiries

Phone number: (31) 3027-1905

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Image gallery

Find more news on:

biomaphosinoculante-fosforo